ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DO “ATLETA NA ESCOLA” EM SÃO LUÍS

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL PARTICIPAM DO “ATLETA NA ESCOLA” EM SÃO LUÍS

 
Um total de 22 Unidades de Educação Básica está participando do “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar”, de iniciativa do Governo Federal e desenvolvido pela Prefeitura de São Luís na capital maranhense. Até o final da tarde desta sexta-feira (07), na Pista de Atletismo do Castelinho, alunos de 11 unidades de ensino participarão de competições de atletismo para classificar os alunos-atletas com melhores desempenhos para a fase municipal do programa de iniciativa do Ministério da Educação (MEC).

“Integrar esporte e educação permite o desenvolvimento global dos alunos, pois possibilita o desenvolvimento de competências e habilidades diversas daquelas trabalhadas em sala de aula. O esporte também desperta a criança para questões como sociabilidade, ética, disciplina e persistência, contribuindo, assim, para uma Educação mais cidadã dos alunos”, destacou o secretário de Educação, Allan Kardec Duailibe.

Os alunos da rede municipal de ensino estão participando de competições nas sedes das escolas e na pista de atletismo do Castelinho. As provas são de velocidade, resistência e salto em distância e acontecem nos turnos matutino e vespertino.

Para a fase municipal serão classificados os três melhores alunos-atletas escolares por faixa etária, gênero e prova. Após a fase municipal, há ainda a estadual e a nacional, sendo esta última realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos meses de setembro e novembro – a depender da categoria.

Programa

O Brasil irá sediar, em 2014, a Copa do Mundo de Futebol e, em 2016, as Olimpíadas e Paraolimpíadas. Tendo em vista este cenário esportivo ímpar na história brasileira, o “Atleta na Escola: Programa de Formação Esportiva Escolar” surgiu com o objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.

O Governo Federal, em parceria com os estados, Distrito Federal e municípios, com o intuito de alcançar os objetivos expostos lançou o Programa composto por duas ações: competições que identificam talentos na modalidade de atletismo e acolhimento dos talentos identificados nos jogos escolares.

Do Blog da Semdel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *