AÇÕES DO GOVERNO DEIXAM OPOSIÇÃO TONTA

AÇÕES DO GOVERNO DEIXAM OPOSIÇÃO TONTA





O Prefeito Soliney Silva (PSDB) está deixando seus adversários tontos. E pior: raivosos. É só ver o que eles andam escrevendo nos famigerados panfletos, que tentam atingir a honra e vida pessoal não só do Prefeito, como também daqueles que lhe são mais ligados, incluindo no “bolo” os novos aliados. A atitude desesperadora demonstra o incômodo com as ações do governo em apenas 10 meses. Há depoimentos inclusive de que tem gente que não sai da água com açúcar.

Se fizermos um retrospecto histórico, à mesma oposição que soltou foguetes e vibrou com a posse da Governadora Roseana Sarney (PMDB) jamais contou que o Prefeito tucano tivesse tanta atenção do novo governo. A decepção foi tanta, que alguns já anunciaram inclusive apoio a oposição e os confetes jogados até então na filha de Sarney se transformaram em agruras e reclamações de toda espécie. Nas comemorações de 116 anos do município que iniciaram no dia 30 várias obras foram entregues e o Prefeito pôde medir a sua popularidade através de aplausos calorosos, abraços, depoimentos e manifestações populares das mais diversas formas.

Só para citar alguns avanços, a parceria inédita da Prefeitura com o Grupo João Santos que está rendendo a recuperação de mais de 300 km de estradas vicinais foi mais um golpe nos críticos. E os investimentos não param. Desde que Roseana assumiu as obras não param de chegar por aqui, tanto que já tem prefeito enciumado com a atenção dada ao município de Coelho Neto. Para citar alguns exemplos, temos a liberação de recursos para a reforma da MA-034 que compreende o trecho Descanso-Coelho Neto, a liberação da duplicação das avenidas Antonio Guimarães e Coelho Neto, a drenagem da Avenida Justino Bastos e a ordem de serviço para o calçamento de várias ruas.

Na área da saúde os avanços ainda são maiores e segundo a Secretária de Saúde Dra. Rosângela Curado está assegurado recursos para construção de 08 (oito) novos postos de saúde e em comemoração ao aniversário da cidade foram entregues no dia 31 o Posto de Saúde Daniel Guanabara no Bairro Santana e o Posto de Saúde Santo Antonio no Mutirão, esse último com recursos próprios. O Hospital Municipal também recebeu uma reforma que compreendeu a entrega de uma brinquedoteca, um plantão odontológico e uma sala de espera humanizada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU também passou por reformas e ampliação para garantir condições de ser transformado numa UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência e os funcionários que estavam descaracterizados até então receberam capacitação e fardamento novo.

Além disso, o município conseguiu aprovação para o financiamento de cirurgias eletivas (hérnia, próstata, laquiadura, postectomia), a aprovação do Projeto Olhar Brasil (com consultas oftalmológicas e entrega de óculos para crianças e idosos (o município foi o 1º. do Maranhão a pactuar), além da ampliação de mais 5 equipes do Programa Saúde da Família e 5 equipes do Programa Saúde Bucal. Durante as festividades foi entregue ainda mais 02 (duas) ambulâncias adquiridas com recursos próprios.

A nova Secretária de Assistência Social Dra. Rosário Leal também é otimista com os avanços de sua pasta. Após sua chegada o município passou a ocupar a presidência do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social – COEGEMAS e o assento garantido na CIB – Comissão Intergestora Bipartite, que entre outras atribuições discute a partilha de recursos para os municípios do Estado. Além disso, o Programa Bolsa Família passou de 6.100 para 6.700 atendidos.

Foi reimplantado ainda o Programa Roda Moinho que atende a crianças em situação de desnutrição, além do Programa Adolescente Aprendiz com 50 beneficiados. Já o PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, urbano e rural também foi ampliado e atende quase 1.400 crianças.A nova roupagem dada à política social compreende ainda a inclusão da política de Segurança Alimentar e a criação do Departamento de Habitação visando priorizar esforços no sentido de minimizar o déficit habitacional do município. O Projeto Ação Global tem sido um sucesso e tem levado as ações do governo para mais próximo da população.

Na Educação o destaque é para a reforma das escolas, informatização da Biblioteca Municipal, assinatura de adesão ao programa Darcy Ribeiro, a realização da Conferência de Educação e permanente investimento na formação continuada de professores. Na Cultura destaque para realização do melhor Carnaval, do melhor Festejo Junino e em parceria com a Igreja Católica a realização do Festejo de Santana. Na área do Esporte cabe citar a participação nos Jogos Escolares Maranhenses-JEMS, a revitalização da Quadra de Esportes do Bairro Bela Vista e a reforma do Ginásio Uiran Sousa. Na Agricultura a regularização de doação de terras, a distribuição de sementes e a garantia de financiamentos ao agricultor ampliaram as ações ao homem do campo, bem como anúncio da ampliação do Mercado do Produtor e a reforma completa do Mercado Central.

Durante toda maratona de inaugurações o Prefeito Soliney esteve acompanhado da 1ª. Dama Suely Silva, dos filhos (Soliney Filho, Bruno e Marcelo) do Vice-Prefeito Sérgio Guanabara, do ex-Prefeito Raimundo Guanabara, do Diretor Regional de Saúde Dr. José Raimundo, do Presidente da Câmara Mariano Crateús com os vereadores Dr. Fernando, Luis Ramos, Val, Antonio Pires, além de Secretários, Assessores, Funcionários e a comunidade em geral.

Soliney disse a todos que esse é apenas o resultado de dez meses. “A sociedade de Coelho Neto pode ficar certa que não esquecemos dos compromissos de campanha, ao contrário, a cada dia estamos mais motivados em trabalhar em prol da nossa gente e ao final dos quatro anos a população verá que o voto de confiança não foi dado em vão”, disse ele. Depois dessa e dos investimentos que continuam chegando, a oposição ao governo vai, a cada dia, ficando sem discurso e se aproveitando das esquinas para reclamar da própria sorte, ou melhor, da falta de sorte. Durante todo dia o clima e os discursos eram em clima de Agora Foi!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *