GASTÃO VIEIRA PODERÁ SER O NOVO MINISTRO DA EDUCACÃO

GASTÃO VIEIRA PODERÁ SER O NOVO MINISTRO DA EDUCACÃO

Já está definida a pasta que caberá à governadora Roseana Sarney (PMDB) no Governo Dilma (PT), pelo apoio incondicional dado à candidata petista nos dois turnos das eleições presidenciais.

Fontes bem relacionadas do blog garantem que caberá a ela a indicação do novo ministro da Educação e tudo leva a crer que o nome certo para sentar na cadeira hoje ocupada hoje por Fernando Haddad é o do deputado federal reeleito Gastão Vieira (PMDB).

A informação ganhou mais força depois que Haddad declarou não pensar em continuar no Ministério, como informa o blog do Profº. Caio.

Há quem sustente que a indicação é possível, mas que depende do posicionamento do senador Edison Lobão (PMDB) – que provavelmente volte para o Ministério das Minas e Energia.

Ocorre que uma possível nomeação de Lobão para voltar ao governo não entra na cota do PMDB, mas sim na cota pessoal do presidente Lula e do próprio senador, que pavimentou seu caminho de volta à pasta após uma ótima passagem por lá.

Sendo assim, mesmo que Lobão seja nomeado ministro, o caminho continua aberto para a indicação de Gastão Vieria (foto).

Histórico

Gastão Vieira acabou de ser reeleito em outubro para o quinto mandato de deputado federal e sétimo seguido (já foi deputado estadual por dois mandatos).

Foi secretário de Educação do primeiro governo Roseana (1995-1998) e tem como principal marca a bem sucedida iniciativa da construção dos faróis da educação, bibliotecas públicas instaladas nos bairros da capital e em vários municípios maranhenses.

No atual governo, foi secretário de Planejamento e responsável por uma verdadeira campanha de saneamento das contas do estado, meses depois de o governador cassado Jackson Lago (PDT) torrar as reservas com convênios suspeitos, depois anulados pela Justiça.

Na Câmara dos Deputados, é um dos mais respeitados membros da Comissão de Educação.

COMENTARIOS DO BLOG – Se o quesito ficha limpa, perfil técnico e histórico político prevalecer na escolha dos ocupantes do Ministério da presidente eleita Dilma Roussef-PT, o deputado federal do Maranhão Gastão Vieira terá todas as condições de assumir o cargo. Deputado mais votado por Coelho Neto, o deputado avança nas negociações da garantir ainda esse ano recursos para a implantação do IFET no município. Imagine Gastão Vieira assumindo o Ministério, o quanto o município seria beneficiado com os projetos do então parlamentar. Que assim seja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *