GOVERNADORA E MINISTRO GASTÃO VIEIRA ABREM 21ª BNTM NO MARANHÃO

GOVERNADORA E MINISTRO GASTÃO VIEIRA ABREM 21ª BNTM NO MARANHÃO

Do Portal do Governo do Maranhão
A governadora Roseana Sarney e o ministro do Turismo, Gastão Vieira, abriram oficialmente a 21ª BNTM (Brazil National Tourism Mart), na noite desta quarta-feira (9), no Centro de Produção e Comercialização Artesanal do Maranhão (Ceprama). O evento reúne, até domingo (13), em São Luís, mais de 450 buyers (operadores), supliers (fornecedores) e jornalistas especializados no setor. Essa é a segunda vez que a Ilha sedia a feira – a primeira foi há 12 anos.
A governadora Roseana Sarney afirmou que o Maranhão é um estado especial com grande vocação turística, citando atrativos como os Lençóis Maranhenses, a diversidade cultural e a rica gastronomia. Ela ressaltou a importância do encontro em São Luís, cidade que completará, no dia 8 de setembro, 400 anos de existência.
“Sentimo-nos gratificados em receber número tão expressivo de operadores nesta data tão importante para São Luís. Esperamos que possamos fazer bons negócios para o Nordeste, porque o turismo gera renda e emprego”, afirmou Roseana Sarney, lembrando que em 1998, na sua primeira administração, realizou o Plano Maior, com a finalidade de incrementar o turismo no Maranhão.
Após a abertura, a governadora Roseana fez uma visita aos estandes da Feira de negócios e aprovou o resultado do trabalho. “Os estados vieram para mostrar suas belezas e isso já se traduz nos estandes, que são um grande convite para viagens. Está tudo muito bonito”, destacou.
Segundo adiantou o ministro de Turismo, Gastão Vieira, os números das pessoas que viajam internamente no Brasil e os que vêm de fora impressionam, pois apontam que 54% preferem o Nordeste como destino. “A região, então, tem papel fundamental no turismo brasileiro”, declarou.
Gastão Vieira também destacou incrementos no estado sede da BNTM. “No Maranhão, temos feito vários investimentos, como a recuperação da Fábrica Santa Amélia, do Palacete Gentil Braga e estamos sinalizando para projetos voltados para a Rua Grande e a Praça João Lisboa. Por isso, apoiamos todos os estados nordestinos, nesse esforço que fazem de se consolidarem como grande destino do Brasil”, disse o ministro.
Negócios
De acordo com a presidente da Comissão de Turismo Integrada (CTI Nordeste), Danielle Novis, a expectativa de negócios é muito boa neste evento, que trouxe público especializado no setor. “Indiscutivelmente, o Nordeste é a Região mais turística do Brasil, onde temos as mais belas praias, muita história, cultura. E com o grande diferencial que é a hospitalidade do povo nordestino. A CTI Nordeste tem o prazer de receber todos e esperamos que todos façam bons negócios e que tragam mais turistas”, assinalou.
O secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, destacou a satisfação dos maranhenses em receber representantes de 35 países de várias operadoras, principalmente num momento em que a governadora Roseana intensifica a política para conquistar o espaço do estado no mercado do turismo.
“O Maranhão está sendo olhado com mais carinho pelos visitantes. A BNTM é mais um grande acontecimento que marca as comemorações pelo aniversário de São Luís”, afirmou ele, destacando que o Governo do Estado investiu R$ 2 milhões, por ser o estado anfitrião.
A BNTM tem apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Maranhão, além da Infraero, Sebrae e das companhias aéreas TAP e TAM. Durante o evento, além de São Luís, todos os participantes devem conhecer até o dia 13, equipamentos e atrativos turísticos do município de São José de Ribamar e dos Lençóis Maranhenses.
Desde 1992, a BNTM promove o encontro e o intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos turísticos do Nordeste e demais regiões do Brasil nos mercados nacional e internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *