UNALE se reúne com Secretária Nacional de Juventude

UNALE se reúne com Secretária Nacional de Juventude

O presidente da Unale, deputado Kennedy Nunes (PSD-SC), esteve reunido nesta segunda-feira (11) com a Secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta, para estreitar ações que envolvam a juventude brasileira.

Durante a visita institucional, o destaque da pauta foi a questão da profissionalização dos jovens em todo o Brasil, cujo objetivo é buscar a inserção dessa geração em um cenário profissional moderno.

A Secretária ressaltou “que com a readequação do mercado de trabalho, muitas profissões vão deixar de existir e é preciso capacitar e inserir os jovens neste novo mercado e a Unale terá um importante papel na disseminação de projetos afins para os estados”.

Este é um segmento de constante preocupação dos parlamentares estaduais e nos próximos meses deve ganhar relevante destaque nas pautas das Casas Legislativas. Dados do ano de 2017 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), mostraram que o Brasil possui cerca de 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 e 29 anos, sendo que 28,7% dos jovens só estudam, 35% só trabalha, 13,3% trabalha e estuda e 23% nem trabalha nem estuda.

É com o foco de mudar esta realidade que a Secretaria Nacional da Juventude do Governo Federal e a Secretaria de Juventude da Unale irão trabalhar em parceria para promover a inclusão ativa dos jovens na política e no mundo profissional.  A integração entre as instituições será fundamental para proporcionar maior discussão sobre a temática em todas as regiões brasileiras.

Para o presidente Kennedy, “os deputados estaduais irão trabalhar com força para que projetos que envolvam a profissionalização dos jovens sejam apresentados e tramitados de maneira célere nas Assembleias”.

A Unale promoverá, na sede da entidade, um encontro com parlamentares que atuam na juventude de todos os estados para, juntos, explanarem a situação dos jovens nas regiões e planejarem ações de políticas públicas eficazes.

Secretaria de Juventude da Unale

Ser um espaço de debate de temas específicos relacionados à juventude brasileira e promover uma aproximação com o público jovem está entre o foco principal da Secretaria de Juventude. Através da participação ativa dos parlamentares que atuam com esta bandeira, a Pasta busca aprimorar o conhecimento, capacitar o parlamento juvenil e incentivar a inserção de jovens na política brasileira, por meio da elaboração de projetos de lei embasados em estudos e pesquisas em todos os estados.

Estabelecida em 2008, a Secretaria tem como eixo central a discussão acerca do empoderamento político, profissionalização, educação sexual, inclusão sociocultural e educação da juventude brasileira. As discussões têm o intuito de implementar e fomentar o desenvolvimento e a integração social e cultural dos jovens no país.

Camila Ferreira/ Ascom Unale

Deixe uma resposta