RETROSPECTIVA 03 ANOS: 12 POSTAGENS QUE FORAM DESTAQUE EM 2009

RETROSPECTIVA 03 ANOS: 12 POSTAGENS QUE FORAM DESTAQUE EM 2009

JANEIRO

SOLINEY SILVA É ACLAMADO EM FESTA DE POSSE

No último dia 1°. de janeiro o Teatro Municipal de Coelho Neto foi transformado numa verdadeira festa popular durante a posse dos Vereadores, Vice-Prefeito e Prefeito para o mandato 2009-2012. A solenidade contou com a presença da Juíza Eleitoral Dra. Karla Jeane, do Comandante da Polícia Tenente Alexandre Magno, da ex-presidente da Câmara Marlene Coelho, do ex-prefeito Raimundo Guanabara e do ex-prefeito Magno Bacelar acompanhado da esposa Cristiane Bacelar.

Tomaram posse como vereadores: Lucinete Gonçalves, Antonio Andrade, Fernando Couto, Edvaldo Alves, Raimundo Oliveira, Antonio Pires, Luís Ramos, Américo de Sousa e Mariano Crateús (eleito Presidente da Câmara). Os discursos foram marcados por agradecimentos a familiares, correligionários , amigos e merecem destaque a emoção do Vereador Américo de Sousa, a espontaneidade do Vereador Raimundo Oliveira e os aplausos calorosos ao Vereador Mariano Crateús.

Logo após tomaram posse o Vice-Prefeito Sérgio Guanabara e o Prefeito Soliney Silva que estava acompanhado da 1ª. Dama Mara Suely. Após prestarem compromisso regimental o ex-prefeito Magno Bacelar passou a faixa ao Prefeito Soliney Silva sob fortes aplausos. Nos discursos o ex-prefeito agradeceu o apoio e desejou sorte aos empossados. O vice Sérgio Guanabara emocionou a todos na sua fala e o Prefeito Soliney Silva falou da importância do momento, agradeceu a 1ª. Dama e aos filhos pelo apoio e tratou das dificuldades do cargo conclamando o apoio de todos na difícil missão de governar Coelho Neto.

Após a solenidade o Prefeito se dirigiu a sede da Prefeitura. A tarde houve uma Missa em Ação de Graças e a noite um show com a Banda Mix Axé marcou a finalização da Festa de Posse.

FEVEREIRO

NOTAS RÁPIDAS

1. CARNAVAL EM COELHO NETO – Em conversa com amigos a avaliação feita pelas pessoas é de que o Carnaval foi muito bom e muito tranquilo ao mesmo tempo. As bandas, o desfile das escolas de samba e dos blocos não deixou nada a desejar… Referência especial a Banda Reprise que arrancou suspiros de todos.

2. CARNAVAL EM AFONSO CUNHA – O carnaval de Afonso Cunha também não deixou nada a desejar e o Prefeito José Leane caprichou na estrutura que contou inclusive com bandas de renome como a Cariciar. Pra mostrar que a cidade está no páreo na realização das grandes festas, no sábado (28) será realizado o 1º Lava Pratos com a Banda Menina Assanhada.

3. SOLINEY FILHO – Alguns abadás chamava atenção por um dos apoiadores: o jovem Soliney Filho. Com uma marca que reproduz um caminho saindo do sol, o jovem é forte nome para suceder o pai na Assembléia Legislativa e uma porta aberta para ampliar a participação da juventude no parlamento estadual, fato que ocorreu na eleição de Prefeito onde foi eleito na região Soliney Silva, Flávio Furtado e José Leane.

4. COMANDANTE – A cidade já conta com novo comandante na polícia militar. O Tenente Alexandre Magno foi transferido para a vizinha cidade de Caxias.

5. POR OUTRAS BANDAS – Acostumado a participar dos carnavais de Coelho Neto encontrei o Deputado Bacelar durante a realização do Carnaval de Afonso Cunha. Ele estava acompanhado do irmão o ex-prefeito Mário Bacelar.

6. SEM M – A Prefeitura retirou o M que “enfeitava” algumas de nossas praças. As construções apareciam como promoção pessoal e não faziam menor sentido, além de serem totalmente inconstitucionais.

7. PAULINHO NOTA 10 – Em seu primeiro ano na avenida a escola de samba Unidos da Rio Branco cujo presidente é o grande Paulinho Cabeleireiro deu um show no Carnaval e o consagrou como grande carnavalesco. Parabéns!

8. NOVA COR – Aos poucos a cidade começa a ganhar as cores do novo governo… o verde e branco do Partido Verde começa a ceder espaço para o Amarelo e Azul do PSDB.

9. BLOCÃO DA JUVENTUDE – Estarei publicando as fotos do Blocão da Juventude logo, logo.

MARÇO

JACKSON É CASSADO. TSE MANDA ROSEANA ASSUMIR

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou ontem o mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e determinou que o governo do Estado seja assumido pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), segunda colocada na eleição de 2006.

A decisão foi tomada durante o julgamento de um processo no qual Lago (foto) foi acusado de abuso de poder e compra de votos. Foi a segunda cassação de governador em menos de um mês. No dia 17, o TSE confirmou a cassação do então governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e a posse do então senador José Maranhão (PMDB).

Cinco dos sete ministros do TSE concluíram que na eleição de 2006 ocorreram irregularidades que beneficiaram a candidatura de Jackson Lago e prejudicaram Roseana Sarney (FOTO). Entre outras acusações, a oposição alegou que foram feitos 1.817 convênios no ano da eleição entre o governo estadual e prefeituras e associações civis.

O relator do caso no TSE, Eros Grau, disse que ficou comprovada a compra de votos em Imperatriz, com a prisão de eleitores e a apreensão com o motorista de um vereador de R$ 17 mil em notas miúdas, de uma tabela com valores que seriam pagos em troca dos votos e de santinhos de Jackson Lago.

“A lei é para ser aplicada”, afirmou Eros Grau. “Não há, no caso dos autos, exceção. Não há nada que justifique a desaplicação da lei”, disse o relator. “A prova é contundente para caracterizar a captação ilícita de sufrágio”, concordou o ministro Ricardo Lewandowski. Essa compra de votos teria sido confirmada posteriormente em depoimentos, observou o ministro.

JACKSON LAGO SOBE EM PALANQUE APÓS RESULTADO

O governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT) acompanhou o julgamento com aliados políticos, partidários do PDT e integrantes de movimentos sociais, no Palácio dos Leões. Após o julgamento, o governador não quis gravar entrevista, mas falou no palanque.

– Nós acabamos de ver mais uma vez como é difícil enfrentar as elites do nosso estado e as elites do nosso país. Os nossos advogados vão entrar com as medidas judiciais cabíveis. Vamos pois, aguardar os resultados das ações dos nossos advogados. Mas quero dizer também que tenho consciência de nossa responsabilidade com a maioria da população do nosso estado. Aqueles que entendem que nós devemos lutar também para defender o voto de cada mulher e cada homem, contem comigo – afirmou.

Fonte: Imirante

ABRIL

SEPULTADO EMPRESÁRIO JOÃO SANTOS: PREFEITO SOLINEY DECRETA LUTO OFICIAL

Foi sepultado ontem por volta das 18 horas, no jazigo da família, o empresário João Santos. O caixão foi conduzido por filhos e netos. O enterro aconteceu no Cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife.

João Santos faleceu nesta quarta-feira (15), às 21h25, em decorrência de uma parada cardíaca. O industrial de 101 anos, dono da Cimento Nassau e da TV Tribuna, deu entrada nesta terça na emergência cardiológica do Hospital Português. O Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva (PSDB) decretou luto oficial no município e os pavilhões foram estendidos a meio mastro.

BIOGRAFIA DO EMPRESÁRIO

Industrial e economista, João Pereira dos Santos nasceu no dia 26 de outubro de 1907, em Vila Bela, hoje município de Serra Talhada. Filho mais moço de Rita Pereira dos Santos e de José Bernardino Gomes dos Santos, próspero fazendeiro, dono da Fazenda Ladeira Vermelha.

Órfão de pai antes mesmo de completar um ano de idade, logo em seguida sua família sofre outro duro golpe: foi em 1909 quando, por conta de brigas políticas locais, todos os bens dos Santos são destruídos ou ocupados (inclusive a fazenda) e eles são obrigados a deixar Pernambuco. Viúva e filhos seguem, então, para a região de Paulo Afonso, Bahia, em busca de sobrevivência.

Na Bahia, em 1915 os Santos conhecem o famoso industrial Delmiro Gouveia e o menino João, então com oito anos, arranja o seu primeiro emprego: vai trabalhar na seção de etiquetas da Fábrica de Linhas da Pedra, empreendimento instalado no ano anterior em terras alagoanas pelo pioneiro da energia elétrica no Nordeste.

Na linha de montagem da Fábrica, João Santos sofre um acidente que lhe mutila um dedo da mão e é transferido para o escritório, passando a exercer a função de “menino-de-recados” de Delmiro.

Começa frequentar a escola na vila operária da Pedra e é também ali que aprende a tocar saxofone. Em 1922, João Santos muda-se para Jaboatão, onde passa a estudar e tocar na banda da escola paroquial. Concluído o curso ginasial, em 1924 João Santos troca Jaboatão por Recife e passa a trabalhar no escritório da Great Western.

Nessa época, abandona o saxofone e, para conciliar emprego e colégio, enfrenta jornadas estafantes. Muitas vezes, utiliza o recurso de mergulhar os pés em água fria enquanto vara a madrugada debruçado sobre os livros. Aos 19 anos, trabalha na empresa Cahuás & Irmãos (armarinho), com salário de 200 mil réis, faz curso de inglês e conquista o título de guarda-livros, equivalente hoje a contador. Em janeiro de 1930, aos 22 anos de idade, torna-se bacharel em Ciências Econômicas, pela então Faculdade de Comércio de Pernambuco.

Diploma universitário na mão, logo consegue o seu primeiro bom emprego, agora na empresa Adriano Ferreira & Cia, com salário de 400 mil réis por mês. Começa como chefe de escritório, torna-se diretor da seção de vendas e um ano mais tarde, em 1931, já é sócio da empresa. Conquista obtida, segundo ele, com a poupança do que ganhava de salário e comissão de vendas de três por cento.

Em 1934, casa-se com Maria Regueira dos Santos e, em sociedade com o português Adriano Ferreira, dá o seu primeiro grande passo como empresário: compra a Usina Sant’Ana de Aguiar, em Goiana, da qual detinha 35% das ações. Um ano mais tarde, João Santos e Adriano vendem esta usina.

Em 1937, João Santos insiste na condição de usineiro. Tendo ainda Adriano Ferreira como sócio, compra a Usina Santa Teresa, com 50% de participação no negócio. Os dois administram a empresa até 1939, quando o português deixa o Brasil e vende suas ações ao companheiro. Sozinho à frente da usina, João Santos parte para a construção do seu grupo.

Em 1951, cria a Fábrica de Cimento Nassau, fundando para este fim a Itapessoca Agro Industrial SA, na época a maior unidade do ramo instalada no Nordeste. Para consolidar sua empresa, além de visão empresarial e disposição para o trabalho, João Santos contou com apoio de pessoas influentes, entre as quais o general Cordeiro de Farias que governou Pernambuco entre 1955/58.

Do cimento, passou a diversificar seus negócios e chegou à década de 90 comandando um dos mais importantes conglomerados industriais do País, o Grupo Industrial João Santos, que gera 10 mil empregos diretos, formado por empresas nos ramos da agropecuária, comunicação (rádio, jornal e televisão) e táxi aéreo, espalhadas em vários Estados brasileiros.

Foi casado com Maria Regueira dos Santos, com quem teve sete filhos: João (falecido), José Bernardino, Geraldo (falecido), Fernando, Rosália, Ana Maria e Maria Clara. Aos 92 anos de idade, mantinha uma rotina de trabalho de 14 horas diárias, mantendo contato permanente com todos os setores de suas várias empresas.

MAIO

RETRATO DO CAOS: JUREMA ACABA TUDO POR ONDE PASSA

Esse é o retrato da minha rua pós-serviço da Jurema. Depois de concluída a obra do esgotamento sanitário o Prefeito terá essa problema gigantesco pra resolver: o caos causado pelas obras de péssima qualidade da Construtora. E não sou eu apenas que acho isso, é a cidade com um todo.

JUNHO

LEANE É HOMEAGEADO NA ASSEMBLÉA LEGISLATIVA

O Prefeito de Afonso Cunha JOSÉ LEANE (PC do B) foi homenageado na Assembléia Legislativa no último dia 17 por ocasião da AUDIÊNCIA PÚBLICA DE VEREADORES DA JUVENTUDE. Na oportunidade o prefeito recebeu uma Moção de Aplausos primeiro por está colocando a juventude no seu município como prioridade. Só para citar algumas das referências, ao assumir Leane já encaminhou a Câmara o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Juventude, além disso foi o primeiro prefeito a assinar o Pacto da Juventude, além de está sempre presente nas atuais discussões da juventude, dentre as quais cabe citar sua presença na reunião ordinária do Conselho Estadual de Juventude – CEJOVEM.

A Moção foi entregue pelo Secretário Geral do FEJMA Rafael Oliveira. Na foto o Prefeito com o Presidente do CEJOVEM Raimundo Penha e o Presidente do GEJOVEM Samuel Bastos, sob os olhares do Deputado Bacelar-PDT e da Deputada Eliziane Gama-PPS.

JULHO

SITUAÇÃO DO HOSPITAL AINDA É UMA INCÓGNITA

Passado quase 10 (dez) meses do imbróglio que envolvia a direção da Fundação de Saúde e Assistência de Coelho Neto que administra o Hospital Cel Ivan Ruy e a Prefeitura de Coelho Neto, ao que se sabe o pepino está longe de ser resolvido.

A intervenção feita pela Prefeitura com a argumentação entre outras coisas de término do contrato e irregularidades na prestação de serviços, culminou com a suspensão das transferências de recursos do SUS feitas pela administração anterior ao Hospital Cel Ivan Ruy e o fechamento temporário da unidade hospitalar. Na época o ex-prefeito Magno Bacelar-PV entrou na justiça para entregar o controle da Fundação à Prefeitura, mas uma liminar no Tribunal de Justiça garantiu que o hospital retornasse as mãos da sócia majoritária Amanda Bacelar.

Sem a garantia das transferências dos recursos do SUS todo mês nas contas, o hospital teve que fechar temporariamente e dar férias coletivas aos seus funcionários. Hoje o hospital está realizando apenas atendimento particular de um plano de saúde e alguns dos trabalhadores, muitos com uma vida dedicada ao hospital e perto de conseguir a tão sonhada aposentadoria, seguem sem perspectiva alguma de retorno.

Ao que se comenta a boca miúda, a presidente Amanda Bacelar está se utilizando da influência dos pais (Deputado Bacelar-PDT e a ex-prefeita Márcia Bacelar) para tentar resolver o problema, viabilizando uma parceria em que o hospital possa ser administrado pelo Estado. De qualquer forma, os trabalhadores do hospital ainda se agarram a essa última esperança e aguardam ansiosos que o término dessa “novela” tenha um final feliz.

AGOSTO

PODER SOB MEDIDA

Na maioria dos governos, principalmente em se tratando de município, há sempre os auxiliares do Prefeito com mais poder de fogo que outros. Isso é normal e acontece numa boa, desde que o poder não suba a cabeça dos tais e que estes virem alvo de rejeição popular, que a cada dia está mais exigente e atento.

No atual governo tucano, ainda não há demonstrações de concentração exacerbada de poder. É inegável o prestígio exercido pelo vice-prefeito Sérgio Guanabara (foto), que assumiu uma secretaria muita espinhosa e considerada por muitos como a de fim de carreira. No entanto, Sérgio tem sabido administrar o poder e a carta branca que recebeu do Prefeito, prova disso é que mesmo com as atribulações do cargo, sempre há tempo para receber os populares… aqueles a quem todo gestor público que se preza, deveria e deve dar atenção, pois eleição é que nem dor de barriga, não dá só uma vez…

A Secretária de Saúde Rosângela Curado também tem exercido seu poder de fogo, numa das secretarias que mais movimentam recursos. Muito simpática por sinal, tem aproveitado os altos índices de popularidade e aprovação para não decepcionar, mostrando que mesmo delicada, a política de saúde pode ser vista com mais carinho.

Outro que tem sido o centro dos holofotes e que dispensa comentários por sua biografia é o Secretário de Desportos e Lazer Jademil Gedeon, que tem surpreendido e muito tanto o chefe quanto o próprio povo. Contrariando as especulações de que os eventos no atual governo ficariam a ver navios, Jademil pareceu e apareceu bem na fita… Carnaval, São João e por último o Festejo de Santana, foram aprovados pelo público, e todo mundo sabe que nesse quesito, o povo de nossa terra é cri-cri ao extremo e não admite falhas. As recém-chegadas Secretária de Educação Maria Lúcia e de Assistência Social Rosário Leal também possuem voz altiva no comando de suas pastas.

E assim a vida segue com “cada macaco no seu galho”… isso reflete como as coisas tem acontecido por aqui no governo tupiniquim. Cada secretário tem autonomia para “tocar” sua pasta enquanto o Prefeito fica por ali, de olho na captura de qualquer deslize. Numa avaliação desse primeiro semestre, a dosagem de poderes de cada um tem sido boa, sem registro de ninguém com poder mais do que o outro. Na hora que isso começar a acontecer, o sinal de alerta vai ligar e o povo se manifestará… sem nenhuma dúvida. Isso sim é auspicioso!

SETEMBRO

DE VOLTA AO TRABALHO

Alguns dos assuntos mais debatidos nesse blog, tem caminhado conforme nossa previsão seja por uma questão de sorte, seja por uma questão de uma ajudinha da parte de Deus. Mesmo distante de Coelho Neto, fontes fidedignas nos mantêm informados de tudo que o que ocorre e que vira notícia em solo tupiniquim. Pois bem, no imbróglio que envolvia a Prefeitura e o $intasp defendíamos o tempo todo a intervenção da justiça na causa para que tudo fosse solucionado de forma mais rápida e foi exatamente isso que aconteceu.

Experiente no jogo da política e reconhecido como uma das maiores raposas da política do Maranhão da atualidade, o Prefeito Soliney Silva-PSDB não cochilou em buscar os meios legais para pôr um fim na greve dos professores que se instalava no município e conseguiu através de uma liminar na justiça decretar a ilegalidade do ato e fazer com que todos os grevistas estivessem de volta para casa, digo, de volta ao trabalho. Reclamações a parte, o $intasp sabe que decisão judicial em nosso país não é para ser discutida, é para ser cumprida.

Comparo a pendenga que envolvia o $indicato e a Prefeitura com uma disputada luta de boxe. De um lado o lutador Soliney Silva armado até os dentes para a disputa, de outro o Vereador Américo de Sousa, chiando mais do que panela de pressão no fogo, com sede no pescoço de seu maior adversário. Luta iniciada, a torcida vai ao delírio e Américo consegue vantagem no primeiro tempo da briga. Sem pestanejar, Soliney Silva parte para o contra-ataque, vai com tudo e com uma direita certeira e de nocaute, leva a lona Américo de Sousa. Sem condições de levantar, o juiz encerra o jogo e dá a vitória a Soliney Silva, que vai para a comemoração e deixa Américo tentando se levantar e se recuperar do golpe do adversário. E assim aos poucos, tudo volta à normalidade na terra do príncipe dos prosadores brasileiros.

De todas as formas os alunos agradecem a volta para a escola na certeza de que não terão as férias escolares comprometidas. Os líderes sindicalistas continuarão na sua briga, mas dessa vez em sala-de-aula. A população na sua maioria respira aliviada ao fim da queda de braço. Estimados professores, os alunos e as escolas os recebem de braços abertos. Sejam-bem-vindos à volta ao trabalho. E ai Agora Vai?

OUTUBRO

ANIVERSÁRIO DE COELHO NETO

Confira abaixo a programação de hoje até domingo em comemoração aos 116 anos de Coelho Neto:

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÕES

DIA 31/10 (SÁBADO)
POSTO DE SAÚDE DANIEL GUANABARA – BAIRRO SANTANA
08 horas
POSTO DE SAÚDE SANTO ANTONIO – BAIRRO MUTIRÃO
09 horas
REFORMA E AMPLIAÇÃO DO SAMUE ENTREGA E 02 AMBULÂNCIAS
10 horas
REFORMA E AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL MUNICIPAL E CASA DE SAÚDE E MATERNIDADE DE COELHO NETO (SALA DE ESPERA HUMANIZADA, BRINQUEDOTECA, PLANTÃO ODONTÓLOGICO)
11 horas
INUGURAÇÃO DA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS VICINAIS – POVOADO CARMO
16 horas

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

DIA 30/10 (SEXTA)
COISAS NOSSAS, NO TEATRO MUNICIPAL
19 horas
DIA 31/10 (SÁBADO)
SERENATA ARA COELHO NETO, NO TEATRO MUNICIPAL
19 horas
DIA 01/11 (DOMINGO)
ARTE NA PRAÇA, NA PRAÇA DUQUE BACELAR
19 horas

PROGRAMAÇÃO DO CORREDOR DA FOLIA

BANDA CHIBATA QUENTE
20 horas
BANDA REPRISE
23 horas

NOVEMBRO

ROSÁRIO LEAL RECEBERÁ TÍTULO

A Secretária de Assistência Social e Segurança Alimentar Rosário Leal (foto), tem motivos de sobra para encarar o final de semana pelo melhor prisma. Explica-se: É que o Projeto de Decreto Legislativo nº. 07, de 28 de setembro, de autoria do Vereador Edvaldo Alves (Val) e assinado pelos Vereadores Fernando Couto, Lucinete Gonçalves, Antonio Pires, Antonio Alves, Luiz Ramos, Mariano Crateús e Raimundo Oliveira concedeu à Secretária o Titulo de Cidadania Honorária Coelhonetense, conforme aprovado na sessão do dia 22 de outubro.

Segundo o próprio Val, a iniciativa do projeto se deve ao fato de reconhecer os relevantes serviços prestado ao município por essa profissional. “Rosário é uma profissional gabaritada e através do seu trabalho e dos seus projetos muitos dos coelhonetenses foram beneficiados. A homenagem é justa e merecida”, declarou o Vereador. Segundo correspondência encaminhada pelo Presidente da Câmara Mariano Crateús-PTB, a data de entrega do título ainda será informada.

Confira abaixo um trecho da justificativa que solicita a concessão do Título a Rosário:

MARIA DO ROSARIO DE FÁTIMA NUNES LEAL, nasceu na cidade de Timon-MA. Filha de Raimundo Leal e Maria de Jesus Leal, tem ainda 09 irmãos. É mãe de Raimundo Leal Neto, jovem estudante de Administração de Empresas.

Formada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI e Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA.

… A partir de 1997, Rosário passou a integrar a equipe da Prefeitura Municipal de Coelho Neto com a missão de implantar no município o mesmo trabalho desenvolvido no município de Timon-MA. Com muito êxito nessa tarefa, conseguiu implantar o Programa Viva-Produção, onde foi instalado o Conselho Municipal do Trabalho, foi elaborado o Diagnóstico Socioeconômico e o Plano Municipal de Geração de Trabalho e Renda de Coelho Neto. Nesse período foi possível ainda, elaborar o Projeto de Atendimento a Crianças e Adolescentes Carentes , para participar junto a Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social do 1º e 2º. Processo de Seleção de projetos para habilitação de entidades e organizações sociais prestadoras de serviços no âmbito do Programa Criança Cidadã, tendo conseguido o sexto e sétimo lugar no Estado do Maranhão.

O trabalho desenvolvido em Coelho Neto, garantiu sua participação em todas as discussões no processo de descentralização da Assistência Social a nível estadual e nacional, a criação do Conselho e Fundo Municipal de Assistência Social, a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, propiciando a municipalização da Assistência Social do município.

passou a planejar e elaborar projetos para todas as secretarias de governo. Em março de 2006, assumiu a Secretária Municipal de Assistência social, acumulando as duas funções e os seguintes cargos: Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, membro efetiva do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vice-Presidente e sócio-fundadora do Movimento de Mulheres de Coelho Neto e Coordenadora Geral do núcleo gestor do Plano Diretor Participativo. Como Articuladora Municipal, garantiu ao município o prêmio Programa Selo UNICEF Município Aprovado por duas vezes o Programa Prefeito Amigo da Criança, funções que lhe permitiram ser a indicada pelo Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Maranhão-COEGEMAS para ser avaliadora dos projetos sociais da Fundação ITAÚ, no prêmio Itaú/UNICEF. Foi ainda membro da Comissão Intergestora Bipartite-CIB do Maranhão e membro da diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social-COEGEMAS.

Em 2009 assumiu as funções de Secretária Municipal de Planejamento e Convênios da Prefeitura de Afonso Cunha e Secretária Municipal de Assistência Social de Duque Bacelar.

Recentemente a convite do Prefeito Soliney Silva, retornou ao comando da Secretaria Municipal de Assistência Social de Coelho Neto. Exerce ainda as funções de Secretária Municipal de Planejamento e Convênios de Afonso Cunha, Assessora de Planejamento da Prefeitura de Duque Bacelar, membro da Comissão Intergestora Bipartite do Maranhão e Presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social do Maranhão.

Ao assumir novamente a Secretaria de Assistência Social de Coelho Neto (cargo que ocupa pela terceira vez), Rosário Leal iniciou mudanças consideráveis na sua pasta, dentre as quais a exemplo do que já acontece no estado, a inserção da política de Segurança Alimentar junto à política de Assistência Social. Além disso, foi realizado a Conferência Municipal de Assistência Social e a Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, a revitalização dos Conselhos da Assistência Social, a realização do Projeto Ação Global que reúne as ações das demais secretarias de governo, a reimplantação dos Projetos Roda Moinho e Adolescente Aprendiz e o pleito junto a CIB, para que o município seja habilitado na Gestão Plena da Assistência Social.

Desta forma, considerando não só o tempo que presta serviço, mas pelo muito que esta profissional tem contribuído para o nosso município nos diversos cargos públicos que ocupou e pelos inúmeros projetos que através de suas ações beneficiaram centenas de coelhonetenses ao longo dos anos, justifica conceder-lhe o Título de Cidadania Honorária, como forma de reconhecimento ao seu trabalho, aos serviços relevantes e a dedicação ao nosso povo.

DEZEMBRO

JUIZA RECEBE PRÊMIO POR PROJETO DESENVOLVIDO EM COELHO NETO

A juíza de Coelho Neto Dra. Karla Jeane foi a vice-campeã do prêmio AMMA (Associação dos Magistrados do Maranhão) no ano de 2009, que premia as melhores práticas da magistratura em todo o Estado. A prática jurídica “Análise Estatística do Impacto da Desatualização do Sistema Themis – PG em uma Secretaria Judicial”, do juiz Ferdinando Serejo, foi a vencedora do Prêmio AMMA 2009. O segundo lugar coube à juíza Karla Jeanne (Coelho Neto), com o “Projeto Compartilhar” e, o terceiro, “Ressocialização de Presos em Regime Semi-Aberto, do juiz José dos Santos Costa. O resultado do Prêmio AMMA de Melhores Práticas do Judiciário Maranhense foi divulgado nesta sexta-feira (18), com a festa no Buffet Pannete.

A Festa do Prêmio AMMA 2009 foi prestigiada pelas melhores expressões do Judiciário maranhense. Um momento de congraçamento em que as magistraturas de 1º e 2º graus se uniram em um mesmo espaço para homenagear e incentivar iniciativas inovadoras e vitoriosas de juízes em suas Comarcas. Concorreram ao Prêmio AMMA deste ano, oito práticas idealizadas por seis magistrados.
Além dos vencedores do Prêmio AMMA, a noite também foi marcada por outras condecorações. Foram homenageados com placas 15 magistrados maranhenses que tiveram suas práticas indicadas ao Innovare 2009 e magistrados que se aposentaram no decorrer do ano – desembargador Milson Coutinho e o juiz Humberto Serejo.

Ainda na esteira das homenagens da AMMA, foram condecorados os juízes Gustavo Henrique Silva Medeiros, da 1ª Vara de Barra do Corda, e Susi Ponte, da Comarca de São José de Ribamar, ambos por terem sido os campeões de acordos e audiências, no Maranhão, durante a Semana da Conciliação realizada em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Susi Ponte foi representada na festa pelo juiz Marcelo Libério, atual titular do Juizado de Ribamar.

Primeiro a se pronunciar durante a solenidade, o desembargador Milson Coutinho destacou a sua satisfação em ver pela primeira vez, juntas, em uma mesma solenidade, as magistraturas de 1º e 2º graus. “Isso já é um avanço nesta longa caminhada”. Ele disse não se recordar de nenhuma outra confraternização no Judiciário do Maranhão em que desembargadores e juízes estivessem unidos em só ideal, ressaltando o trabalho da AMMA, sob a direção do juiz Gervásio Santos, que tem conseguido um trabalho inovado em parceria com o Tribunal de Justiça.

“Presidentes Jamil Gedeon e Gervásio Santos, duas mãos fortes, duas grandes lideranças, duas cabeças iluminadas que pensam à frente do seu tempo e têm conseguido fazer com que a justiça de 1º e 2º graus se difunda em uma só”, ressaltou Coutinho.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon, falou do grande desafio que tem pela frente de elevar o Judiciário maranhense ao patamar que a sociedade tanto almeja. Destacou a importância de realização de confraternizações como as que a AMMA oferece aos seus associados. “Precisamos nos conhecer melhor”, disse.

Jamil Gedeon repetiu em rápidas palavras a mesma linha do seu discurso de posse, sobre a urgência em estruturar melhor a magistratura de 1º grau. Ele louvou a iniciativa de Gervásio Santos de idealizar um prêmio para reconhecer e estimular as boas práticas no Judiciário e pediu que o presidente da AMMA mantenha-se como um parceiro correto e leal para que, juntos, possam caminhar rumo a um Judiciário diferente.

Agradecimentos. Esta foi a tônica principal do discurso do presidente Gervásio Santos. Ele disse que a AMMA sentia-se grata pelos colegas que atenderam ao convite para prestigiar uma festa que já se consolidou no calendário da magistratura maranhense. Também ressaltou que ao inscreverem suas práticas, os juízes do Maranhão, apesar das adversidades, deram uma demonstração à sociedade de que estão cumprindo com a tarefa de melhorar a prestação jurisdicional.

De acordo com Gervásio, o Judiciário maranhense tem uma característica ímpar no Brasil de saber vencer as dificuldades e o Prêmio AMMA é um exemplo disso, pois demonstra o compromisso dos juízes em melhorar a prestação jurisdicional a fim de fazer aquela travessia que o novo presidente do Tribunal tanto anseia.

Finalizando, Gervásio garantiu que a AMMA está disposta a participar deste processo e ao término destes três anos à frente da diretoria pode olhar para trás e ver o quanto o Judiciário maranhense evoluiu e que valeu a pena tanto esforço e abnegação para que as magistraturas de 1º e 2º graus no Maranhão sejam uma só.

“Não podemos fazer distinção, pois somos todos magistrados, cada um desempenhado o seu papel. Com certeza, no momento em que os serviços do Judiciário forem bem prestados no Maranhão, não haverá espaço para críticas e a sociedade se sentirá contemplada”, afirmou Gervásio.

A Festa do Prêmio AMMA foi marcada não apenas por homenagens, mas, também, por muita diversão. Magistrados e seus familiares aproveitaram a noite com um jantar, seguido de show com o humorista cearense Ery Soares e encerrando com boate animada pelo Dj Jorge Choary.

FONTE: site da AMMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *