Stênio Rezende participa de avaliação a projeto de exportação de carne bovina para o Porto do Itaqui

55f975e6f62050522af8a98208912981

Dono do 2º maior rebanho bovino do Nordeste, o Governo do Estado quer colocar o Maranhão no mapa nacional das exportações de carne bovina. Técnicos do Porto do Itaqui, acompanhado dos deputados Stênio Rezende(PRTB), Ricardo Rios (PEN), Antônio Pereira (DEM), Vinicius Louro (PR), Roberto Costa (PMDB), Levi Pontes (SD), Francisca Primo (PT), Cabo Campos (PP), Fábio Macedo (PDT), Fernando Furtado (PCdoB), Fábio Braga (PTdoB) e César Pires, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (28) com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho(PDT), para apresentar alguns pontos do projeto.

O deputado Stênio Rezende disse que o encontro é mais um passo que a equipe do Porto do Itaqui fez e está fazendo no sentido de concretizar esse projeto por determinação do governo do estado e que é um sonho dos maranhenses. Ele disse ainda que dentro de poucos meses o Maranhão estará exportando proteína bovina para o mundo a partir do Porto do Itaqui.

“Colocar o Maranhão no mapa da exportação de carne bovina é um ganho imensurável para nosso estado. Hoje, nossa carne é toda exportada do Porto de Santos em São Paulo e com esse projeto que será implantado, passaremos a exportar nossa carne do nosso próprio porto. Vamos poder também exportar carne de estados vizinhos como Tocantins. Isso vai representar ganhos de arrecadação para o estado e para nossos produtores”, disse Herlon Martins, assessor da Secretaria de Agricultura.

O diretor de planejamento e desenvolvimento da EMAP, Jailson Luz, explicou que esse é um projeto estruturante que veio do governo do estado para desenvolver todo corredor norte, contemplando a ferrovia norte-sul, no Tocantins, interligando Açailândia com a ferrovia Carajás, até chegar ao Porto. Esse corredor é o mais se desenvolve na plantação e produção de grãos a ideia do projeto é transformar produção de proteína vegetal em proteína animal.

Ele explicou, ainda, que uma das vantagens do Maranhão para exportação são as ferrovias. “A nossa ideia é usar esse corredor para capturar essa carne bovina que segue de trem para o sudeste do país para ser exportado do porto de Santos. E com os investimentos que serão feitos pelo governo, essa carne passará a ser exportada do Porto do Itaqui,” afirmou Jailson Luz.

O presidente Humberto Coutinho disse que o projeto é de grande importância para o Maranhão e que o governo tem  todo o apoio do Legislativo para que esse projeto avance e coloque o Maranhão  entre os grandes exportadores de carne bovina do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *