SES inicia Campanha de doação de sangue para o período carnavalesco

Foto-2-Francisco-de-Paula-SES-Campanha-de-doação-de-sangue

Para garantir o estoque de sangue no período das festas carnavalescas, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), deu início à campanha de incentivo de doação de sangue. Com o tema “Carnaval é Samba, Suor e Solidariedade. Doe Sangue!” a campanha, iniciada esta semana, prossegue até o dia 13 deste mês.

O diretor do Hemomar, Dario Nicolau, disse que nestes períodos festivos – como o Carnaval, São João, Natal e Ano Novo – é comum cair o número habitual de doações, mas a demanda continua a mesma, ou até aumenta em virtude dos acidentes nas estradas e violência com armas brancas e de fogo. “O Hemomar precisa ter estoque de sangue, e para isso conta com a solidariedade da população que pode doar”, justificou.

A coordenadora do Setor de Captação de Doação, Maria do Socorro Ferreira, explicou que no período das festas carnavalescas, o número de doações diminui em até 50%. “Precisamos manter a meta diária de 180 bolsas de sangue, para que possamos suprir a demanda dos hospitais de urgência e emergência”, enfatizou.

O comerciário Cosme Azevedo, 29, e morador do bairro Anjo da Guarda, aderiu à campanha e compareceu ao Hemomar. “Fiz a minha primeira doação direcionada a uma pessoa que precisava de sangue e nunca mais parei. Doei mais de 20 vezes e não pretendo parar porque estou contribuindo para salvar vidas”, justificou.

A funcionária pública, Célia Maria Pereira Araújo, 48, moradora do município de São José de Ribamar, também fez doação de sangue. “Sempre faço doações direcionadas para pessoas que estão precisando. É um gesto de solidariedade e que pode salvar uma pessoa”, comentou.

Coleta externa

Para facilitar o acesso dos doadores que não podem se deslocar até o Hemocentro serão realizadas coletas externas durante a Campanha de Carnaval. Uma equipe de coleta externa estará, nos dias 4 e 5, na sede do Detran (Vila Palmeira); no dia 7, na Igreja Batista Alvorecer (São Bernardo); e no período de 11 e 12 na unidade da Aeronáutico do Tirirical.

Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentados, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 69 anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg, apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial.

Do site do Governo do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *