“Quero homenagear Dilma Rousseff, que rompe um paradigma ao ser a primeira mulher a ocupar a Presidência da República. É o orgulho para todos os brasileiros, que reconhecem no seu governo a sua liderança”. Assim o presidente do Senado, José Sarney, saudou a presidente Dilma, que participa da sessão solene de comemoração do Dia Internacional da Mulher, no Plenário do Senado. Dilma é uma das agraciadas na cerimônia de entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.
Sarney também saudou cada uma das demais agraciadas com o prêmio Bertha Lutz: Ana Alice Alcântara Costa, Eunice Michiles Malthy, Maria Prestes e Rosali Scalabrin.
O presidente Sarney abriu seu pronunciamento recordando a luta das mulheres pela igualdade de gênero, ao longo da história do país, e destacou nomes que se destacaram nessa trajetória até os dias atuais.
Antes, o presidente da Câmara, Marco Maia, destacou a participação feminina nos Três Poderes, a começar pela eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República, da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) como vive-presidente da Câmara, e da ministra Carmem Lúcia como presidente do Tribunal Superior Eleitoral.
Criado em 2001, o Prêmio Bertha Lutz é uma distinção entregue anualmente pelo Senado a personalidades femininas que contribuíram para ampliar os direitos da mulher na sociedade brasileira. Dilma é a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República no Brasil. Sua trajetória começou na luta contra a ditadura militar, tendo sido presa e torturada.