RETROSPECTIVA 03 ANOS: 12 POSTAGENS QUE FORAM DESTAQUE EM 2010

RETROSPECTIVA 03 ANOS: 12 POSTAGENS QUE FORAM DESTAQUE EM 2010

JANEIRO

ASSALTO SILENCIOSO EM COELHO NETO

Cinco homens roubaram a agência do Banco do Brasil em Coelho Neto na manhã desta segunda-feira (11). Os bandidos sequestraram a família do gerente, que foi obrigado a abrir a agência para os homens. A polícia só foi informada após toda a ação. Os bandidos estão foragidos. O que deixou a população espantada foi a forma silenciosa e discreta que o assalto aconteceu, traços típicos de algo que já estava sendo planejado a muito tempo. O Blog ouviu depoimentos de pessoas que estranharam a não abertura do banco exatamente as 9 horas (10 horas no horário de Brasília), como vem ocorrendo desde que o horário de verão começou, porém a tranquilidade não deixava ninguém perceber nada.

De acordo com as informações do delegado-geral Nordman Ribeiro, o caso está caracterizado como sequestro com extorsão e cárcere privado. “Os bandidos mativeram a família do gerente do Banco do Brasil refém na própria casa. Levaram-no para a agência e roubaram o dinheiro. Não sabemos o valor roubado”, disse o delegado Nordman Ribeiro.

Ainda segundo informações da polícia, os cinco homens, que estão foragidos, estavam em dois carros: um Golf prata e um Gol preto. As polícias Militar e Civil dos municípios próximos a Coelho Neto, como Chapadinha e Caxias, já estão mobilizadas. Homens do serviço de inteligência e do Grupo Tático Aéreo (GTA) já foram para o local em avião e helicóptero. Com contribuições: IMIRANTE

FEVEREIRO

RAPIDINHAS

1. NEM TANTO
Duas senhoras em um determinado local público iriam conversar e de repente uma convidou a outra para se retirar do espaço, o motivo: o blogueiro poderia colocar o assunto delas na internet. Fala sério, minhas queridas, não acham que tão se dando importância demais??? Coitadas!

2. COMANDO
O Comandante da Polícia Militar de Coelho Neto foi mudado… de novo, como se isso fosse novidade. Nos últimos tempos, temos trocado de comando como quem troca de roupa. Boas-Vindas ao novo titular! O Prefeito de Afonso Cunha José Leane esteve presente na cerimônia que ocorreu no Fórum de Justiça, ontem (23).

3. TEM LEI
E deu o que falar a festa armada mas não realizada pelo Bloco Siri na Lata. A Polícia chegou e mandou dispersar os trios, ou faziam isso, ou os trios seriam levados. Um eleitor mais fiel do atual Prefeito de Coelho Neto Soliney Silva disparou essa “Em Coelho Neto tem Lei, a Lei é Soliney”, fazendo uma alusão a madrinha do Siri na Lata, a ex-prefeita Márcia Bacelar.O Siri vive épocas parecidas a de sexta-feira 13.

4. NOVOS TEMPOS
Esse mesmo eleitor lembrou que na época dos “Novos Tempos”, Márcia Bacelar nunca facilitou a vida de Soliney por essas bandas, embora ele também nunca deixasse barato as tentativas dela, de barrar seus movimentos. É só refrescar a memória e lembrar que ela sempre queria brigar pelo melhor lugar para os comícios, não deixava os trios dele entrar no corredor da folia, e tantas outras coisas. Talvez a ex-prefeita ainda não entendeu, que não manda mais em nadica de nada aqui, a não ser nas suas propriedades…

5. ZANGADO
Tem professores soltando fogo pelas ventas com um projeto de lei mandado para Câmara de Vereadores e que eles reclamam não ter sido informados. Deve ter até manifestação na sessão da Câmara de amanhã (25), tudo naquele conhecido estilo de ser…

6. DE MALAS
Uma delegação formada pelos secretários Samuel Bastos, Rosário Leal e Albertina Tavares deverão passar a semana santa em Natal-RN, na realização do Encontro Nacional de Gestores de Assistência Social

MARÇO

EXCLUSIVO: AMÉRICO E SUAS DIÁRIAS

Realmente o Vereador Américo de Sousa-PT está cada vez mais parecido com o senador Artur Virgílio-PSDB: aponta os defeitos dos outros, mas está sempre esquecendo de olhar os seus. Já tinhamos questionado nesse blog que Américo critica todo mundo, mas jamais ninguém ouviu falar numa crítica sequer do parlamentar a gestão do colega Mariano Crateús, de quem ele é 1º. Secretário.

Segundo a Lei Orgânica do Município, todo Vereador tem que solicitar as diárias de viagens em alto e bom som com antecedência para que só então as mesmas possam ser liberadas, mas não é isso que parece está acontecendo em Coelho Neto. Fontes seguras do Blog com livre trânsito na sede do poder Legislativo, dão conta de que são corriqueiros os aluguéis de carros pagos com recursos da Câmara para custear as viagens do vereador petista por ai.

Américo advoga em causa própria, pois há quem diga que o parlamentar assina o próprio cheque de liberação de suas diárias… Será? E para onde o Vereador tupiniquim tem viajado tanto? Há quem diga que Américo está tentando competir com Lula e já pediu a Mariano que inclua no Orçamento da Câmara a liberação de recursos para aquisição do AEROMÉRICO ( o avião do Américo), tentando imitar o AEROLULA ( o avião do Presidente Lula)…. Mariano tinha ficado de pensar no projeto, mas ficou tão interessado na idéia de Américo que também pensou em ter o seu AEROANO (o avião do Mariano)…

Um documento (Declaração de Imposto de Renda) adquirido com exclusividade pelo blog (foto) dão conta de que só com diárias e ajudas de custo, Américo declarou a bagatela de R$ 2.904,67 (dois mil, novecentos e quatro reais e sessenta e sete centavos), uma quantia razoável em se tratando das atribuições do legislativo. Se Américo que é apenas 1º.. Secretério da Casa recebeu toda essa quantia, imagine quanto recebeu o Presidente… Com toda essa coisa, fica fácil entender o comportamento de Américo no que diz respeito a gestão do colega. O blog deixa as perguntas que não querem calar:

1. Quando Américo utilizará a tribuna da Casa, para tratar dos gastos da Câmara durante todo o ano passado?
2. Quais as viagens que Américo fez durante o ano passado a serviço da Câmara, para onde e para quê?
3. Será que os outros sete vereadores receberam a mesma quantia ou Américo foi “privilegiado”?

4. Será que o avião AEROAMÉRICO ainda sai esse ano? Vamos torcer!!

ABRIL

LANÇADO EM COELHO NETO PROJETO PIONEIRO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Com o objetivo tornar mais humano e eficiente o atendimento ao público infanto-juvenil, o Judiciário implanta na última quinta-feira (8), na comarca piloto de Coelho Neto, o projeto “Depoimento sem Dano”. A iniciativa, da juíza da comarca, Karla Jeane Matos de Carvalho Pereira da Silva, consiste em uma forma especial de tomar depoimentos de meninos e meninas, em locais especialmente projetados, onde o depoimento é feito com recursos de vídeo e áudio, na presença de um assistente social ou psicólogo. Magistrado, promotor de justiça, advogados, também poderão interagir durante o depoimento.

A implantação do Projeto “Depoimento sem Dano” contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jamil Gedeon (foto), nesta quinta-feira (8/abril), às 15h, no Fórum da comarca de Coelho Neto, com inauguração da sala especial para os depoimentos e palestra: “Direitos Fundamentais da Criança e do Adolescente e Depoimento Sem Dano”, pelo juiz de Direito do 2º Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Alegre (RS), José Antonio Daltoé Cezar.

O projeto é baseado na experiência da Justiça do Rio Grande do Sul, onde foi implementado de forma pioneira em 2003. O Poder Judiciário do Maranhão é o segundo estado a implantar esse serviço. Essa nova forma de depoimento, em que a criança fica acompanhada de um psicólogo ou assistente social em uma sala, e o juiz faz a pergunta com recursos audiovisuais fora desse espaço, é um meio de respeitar as complexidades envolvidas nesse processo, como os casos em que o depoente não saber se expressar verbalmente.

A juíza Dra. Karla Jeanne (foto) tem tido uma visibilidade muito grande após as experiências êxitosas implantadas no município, tanto que no ano passado a juíza foi vice-campeã da edição do Prêmio da Associação dos Magistrados do Maranhão-AMMA pela realização do Projeto Compartilhar, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Coelho Neto. Com contribuição: Assessoria do TJ-MA

MAIO

LUTO: MARANHÃO PERDE JOÃO EVANGELISTA


SÃO LUÍS – Morreu, na madrugada deste sábado (15), por volta da 1h15, o deputado estadual João Evangelista Serra dos Santos (foto), 52 anos, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão e filiado ao PSDB. Ele será velado na sede da Assembleia, no Cohafuma, e sepultado no Cemitério Parque da Saudade, no Vinhais, onde seu pai está enterrado, durante a tarde. A AL decretou luto oficial por três dias.

João Evangelista era natural de São João Batista e veio para São Luís aos sete anos. Era agropecuarista. Foi eleito vereador de São Luís em 1988 e em 1992 e foi presidente da Câmara dos Vereadores. Em 1994, foi eleito deputado estadual, se reelegendo em 1998, 2002 e 2006. Durante a sua atuação no Legislativo maranhense, foi eleito presidente da Casa nos biênios 2005/2006 e 2007/2008. Em 2007, ele exerceu o cargo de governador do Estado por cinco dias.

Há pouco mais de dois anos, João Evangelista vinha enfrentando um sério problema de saúde. Após vários tratamentos, estava internado há alguns meses no Hospital São Domingos, em São Luís, mas não resistiu.

Na atual legislatura, João Evangelista é o segundo deputado a falecer. Em outubro de 2009, morreu o deputado estadual Pedro Veloso (PDT), vítima de leucemia.

Com a morte do deputado, assume vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão Carlinhos Amorim (PSDB – Imperatriz), suplente de João Evangelista.

No último dia 23 de abril, Neto Evangelista, advogado e filho de João Evangelista, prestou uma homenagem ao pai enviando à imprensa um artigo sobre o deputado. Leia abaixo:

Peço permissão aos amigos leitores para ocupar este espaço com o reconhecimento a um grande maranhense. Escrevo este artigo ao lado do leito do deputado João Evangelista, homem guerreiro, sempre lutador pelo Maranhão e pela vida. Há dois anos e dois meses, enfrenta sua maior luta: a luta contra uma doença infame, que prefiro não referir-me nominalmente.

João Evangelista é natural de São João Batista, veio para São Luís aos sete anos de idade junto com sua família de sete irmãos. Ele tinha um sonho: dias melhores para o povo maranhense. Esse sonho foi cultivado durante toda sua adolescência. Mas, para torná-lo realidade precisava entrar na vida publica. Foi o que fez. Com a garra e a determinação que sempre teve, conseguiu lograr êxito e foi eleito vereador de São Luis, em 1988, com a quarta maior votação. Reeleito, em 1992, com a maior votação já registrada até aquelas eleições, foi conduzido por seus pares à Presidência da Câmara Municipal. Teve destacada atuação à frente do Legislativo ludovicense, cuja marca foi a modernização de sua estrutura e a democratização.

Seu atuante desempenho na Câmara, o credenciou a conquistar o mandato de deputado estadual em 1994, com a terceira maior votação do estado e a maior da capital, votação esta jamais obtida por um parlamentar, até aquele ano. Foi reeleito em 1998, em 2002 e em 2006, sendo outra vez o terceiro mais votado.

Como deputado estadual, João Evangelista trabalha incansavelmente pela melhoria das condições de vida dos maranhenses. Foi eleito presidente da Assembléia Legislativa nos biênios 2005/06 e 2007/08. Suas gestões foram marcadas pela visão empreendedora de valorização da instituição e de seus servidores; projetos relevantes, como Sol Nascente, que inclui socialmente crianças da periferia de São Luís pela arte, dança, teatro; Parlamento Estudantil; Assembléia na Comunidade, Águas Perenes, entre outras; as ações de comunicação que aproximaram o Legislativo da sociedade, além de comandar a construção de uma das Assembléias Legislativas mais modernas do Brasil, proporcionando aos parlamentares um espaço digno para o trabalho legislativo e para a população, a verdadeira Casa do Povo.

Acostumei ouvir que atrás de um grande homem, existe sempre uma grande mulher, Georgina, sua esposa, que sempre ao seu lado, dedicou-se ao marido e aos filhos, ajudando-o a realizar uma administração jamais vista pelo povo maranhense a frente daquele poder.

Assumiu também o governo do Estado em substituição ao ex-governador Jackson Lago de forma interina no ano de 2008.

Chama-me bastante atenção quando vejo pessoas como o ex-governador Zé Reinaldo Tavares e o deputado federal Ribamar Alves comparando-lhe com a rainha do jogo de xadrez nas eleições de 2006, e quando vejo o ex-governador Dr. Jackson Lago afirmando a importância de um homem como João Evangelista no processo político maranhense.

Sempre dedicado ao tripé que lhe agracia, a família, a política e o Maranhão, João Evangelista tem o nome registrado nos anais da política maranhense.

Deixo de falar como eleitor e admirador e passo a falar agora como filho, e permitam-me, diretamente a ele: no momento em que lhe faltarem pernas, use as minhas, quando lhe faltarem braços, use os meus, não sei se acreditam em super-heróis, mas eu passei a acreditar quando nasci e conheci meu pai.

Deixo este artigo registrado, para a posterior leitura do deputado João Evangelista, pois acredito no Deus que eu sirvo. Ele mais que ninguém é fiel e existe uma promessa em sua vida, e eu creio que ela será cumprida. Te espero para um abraço e para muitas conquistas que ainda virão.

JUNHO

DEU A LOUCA EM COELHO NETO…


Criatividade… essa é a palavra que define a produção do filme Deu a Louca em Coelho Neto. Dirigido por Luciano Freitas e atores do Grupo Teatral de Jovens, a história se passa em Coelho Neto e aborda a pobreza misturando uma sátira divertida e ao mesmo tempo reflexiva.

A história é protagonizada pelo ator Antonio Rego (Delega), além de Luciano Freitas, Edna Nascimento, Zizélia Santana e outros. O Rio Parnaiba, o Itapirema e o Bairro Olho d´aguinha são alguns dos cenários do filme. A realidade da pobreza aliada ao humor das dificuldades de uma família vulnerabilizada, mas com esperança, também fazem parte do enredo do filme. A paixão juvenil e a cultura afro também são discutidas de forma cômica, sem perder a essência da mensagem.

De estilo bem parecido com o filme Ai que Vida, o curta metragem de Coelho Neto já se tornou sucesso total de vendas, tanto que já é dificil encontrar cópias do filme nas barracas de venda. O sucesso é tanto, que em Afonso Cunha, o filme fará parte da estréia do Projeto Hoje tem Cinema. Aos artistas o blog rende homenagens pela brilhante idéia de mostrar os talentos que nossa terra tem. Parabéns a todos!

JULHO

SUELY SILVA DESISTE DE CANDIDATURA


Conforme noticiado por esse blog e por boa parte da imprensa do Maranhão dando conta de uma possível candidatura da 1ª. Dama de Coelho Neto Suely Silva não se confirmou. Como o Blog Ademar Sousa havia recebido informações no inicio desta semana de que a primeira-dama Suely Silva (PSDB/foto) iria desistir de sua candidatura a deputada federal de fato se confirmou após contato telefônico com o prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, marido dela e conselheiro político.

Essa informação foi dada por uma fonte bastante ligada à cúpula do PSDB, do Maranhão, que teria verificado a lista com os nomes dos candidatos a deputados federais e, neste particular, o nome de Suely Silva não constava na relação.

Procurado para falar sobre o assunto, Soliney Silva, disse agora há pouco direto de São Luís, que avaliou o momento politico que atravessa o Maranhão, em razão dos impasses envolvendo as mais diferentes coligações partidárias. Por isso, decidiu que Suely Silva não será mais candidata a deputada federal pela sigla.

Soliney Silva garantiu que só vai se pronunciar em relação a qualquer outra candidatura a deputado federal, após o dia 05 de julho. Ele deverá reunir o seu grupo político para encontrar um nome de consenso.

Do Blog Leste em Off

AGOSTO

HOSPITAL DE AFONSO CUNHA TEM OBRAS AVANÇADAS


O Hospital Municipal de Afonso Cunha, que está sendo construído na cidade graças a uma parceria com o Governo do Estado está com as obras bastante avançadas.

Uma das ações do Programa Saúde é Vida, o Hospital tem capacidade para 20 leitos e faz parte de um grupo de mais de 60 que estão sendo construídos em todo o estado.

Prefeito José Leane que já foi secretário de saúde do município, se sente orgulhoso dessa conquista ocorrer justamente no seu governo.

“Só temos a agradecer a governadora Roseana por ter se sensibilizado com os anseios de nosso município. Afonso Cunha será grata sempre por essa grande obra”, disse ele.

SETEMBRO

MÁRCIA BACELAR: QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ!

Quem encontra a ex-prefeita Márcia Bacelar-PSB atrás de votos em Coelho Neto até se assusta. Acostumada a se utilizar da máquina do governo tupiniquim durante anos, Márcia perdeu o estímulo para a política e corre atrás do último fio da meada para manter o marido deputado e não ver sucumbir de vez à moral da família que durante um bom tempo foi à manda chuva na região.

Dra. Márcia, como gostava de ser chamada para ver massageada seu ego e sua vaidade, perdeu o trono e a majestade… ainda assim não aprendeu a lição. Recentemente quando a encontrei em um aniversário, percebi que continua a mesma, cultivando hábitos nada saudáveis como arrogância e prepotência. Prefeita de Coelho Neto por duas vezes, Márcia ficou conhecida pelos adversários como perseguidora e capaz de atitudes extremamente implacáveis quando se sentia ameaçada.

A situação de Márcia Bacelar é grave e se o ditado aqui se faz, aqui se paga tem algum efeito, Márcia tem sentido na pele o retorno de suas atitudes do passado. Quem não se lembra dos discursos histéricos da ex-prefeita atacando o então Deputado Soliney e o irmão Sólon Silva pela briga em família? O que aconteceu mais tarde? Márcia Bacelar enfrenta Magno Bacelar (o parente, como ela mesmo chamava) numa disputa em família. Se não bastasse, o resultado foi ainda mais catastrófico. Márcia teve que se unir a um membro do clã Silva (Sólon), da mesma família que ela sempre jogou pedras e no resultado da apuração, Márcia tirou menos votos do que Sólon e Tia Carminha na eleição de 2004. Por essa nem ela esperava!

Depois da derrota de 2008 e do fechamento do Hospital Ivan Ruy comandado por sua família com débitos estratosféricos com o INSS e dezenas de trabalhadores pendurados pela questão não resolvida, Márcia volta depois de dois anos “amando Coelho Neto” e com aliados pra lá de conhecidos, se vendo obrigada a engolir adversários históricos. Quem imaginou vê Márcia Bacelar no mesmo palanque do companheiro Américo de Sousa? Essa nem o mais otimista imaginava. Américo que sentiu na pele o ódio e a perseguição da ex-prefeita, esqueceu do discurso. A prefeita que ele inúmeras vezes condenou e achincalhou em praça pública virou boazinha, se arrependeu dos pecados e hoje voltou a ser a “mãe dos pobres”.

É isso ai. De tudo isso ficam duas questões: ou Márcia Bacelar era realmente uma excelente prefeita e Américo não soube reconhecer isso, ou Márcia Bacelar foi uma péssima administradora e Américo estava certo quando condenava os desmandos da mandatária. Como perdeu o direito de ser candidata e se tornou conhecida nos corredores do Tribunal de Contas do Estado como “ficha suja”, Márcia pode está vendo em Américo seu novo pupilo e sem dúvidas uma nova aposta. Ninguém sabe até quando… Quem sabe com Américo deputado, Márcia consiga reabrir o Hospital?

Tá vendo porque a população não pode e nem deve brigar pelos políticos? Lá em cima eles se entendem bem e como se entendem!!!

OUTUBRO

ANTES TARDE DO QUE NUNCA…


Depois da excelente repercussão dos três dias de festa promovidos pela Secretaria de Educação e diante da recepção pífia promovida aos seus associados justamente no dia dos professores, o SINTASP resolveu fazer bom uso da din-din que arrecada mensalmente para promover um sorteio no dia dos servidores.

A festa era para ter um gostinho de comemoração da vitória do Professor-Deputado Américo de Sousa-PT, que segundo previsões do sonhador-presidente do SINTASP Osmar Aguiar, seria eleito apenas com os votos de Coelho Neto. Como a empreitada não deu certo, Américo anoiteceu imaginando ser deputado e amanheceu de volta apenas como professor. Pois bem, para minimizar o vexame de oferecer a classe de professores apenas um café da manhã, que os professores já tomam todo dia antes de sair de casa, Américo achou por bem inventar o dito sorteio e justificar que a festa dos professores não foi feita devido as comemorações do dia do servidor… tú jura?

Pois bem, mas a diretoria do SINTASP continua dando um fora atrás do outro senão vejamos: Em Coelho Neto foi feito um café da manhã, já em Afonso Cunha por exemplo que mais de 50 professores são filiados, o Sindicato não fez nadica de nada para comemorar o dia 15 de outubro. No caso do dito sorteio, além de pagar as mensalidades todo mês, os servidores de Afonso Cunha que quiserem participar, terão que gastar ainda com a ida para Coelho Neto, já que o SINTASP ainda não sabe como descentralizar suas atividades e contemplar os associados com atividades em suas cidades de origem. Oh! exemplo de gestão sô!

Como Américo dizia em um outro momento, o Sindicato não está fazendo favor algum. Já que os associados não contam com outros benefícios por parte da entidade, pelo menos esses eventos de ano em ano, tem que acontecer alguma coisinha de sal não é? Antes tarde do que nunca…

NOVEMBRO

OPOSIÇÃO NÃO SABE FAZER CONTA

Após o sucesso da matéria publicada pelo blogueiro Décio Sá, o mais acessado do Maranhão, a oposição continua a fazer vista grossa da maioria de votos dada pelo Prefeito Soliney Silva – PSDB a seus candidatos. Acusam o Prefeito de querer sozinho ser o pai da criança o que não precisa muito esforço para comprovar que o pensamento é correto se tomarmos por base a votação expressiva transferida pelo mandatário aos candidatos apoiados por ele. Para comprovar é só utilizar os fatos e os resultados.

Soliney botou a cara e a campanha na rua, apoiando candidatos a deputados até então desconhecidos da população, como o caso de Max Barros para estadual. Já Américo, fazia campanha para deputado todo dia, mas precisamente desde que rompeu com Soliney ainda no início do ano passado. Dr. Fernando fez uma campanha mais discreta, no entanto sozinho, utilizando apenas o nome e o serviço prestado como médico. Graça Paz teve no início uma campanha pomposa, no entanto após o crescimento dos demais candidatos, o ex-prefeito Antonio Cruz perdeu a rédea do comando. O ex-prefeito Magno Bacelar chegou de última hora com a candidatura de Alexandre Almeida sem estrutura alguma e que apenas serviu para tirar votos da candidatura de Graça Paz. Em se tratando de Magno Nota 10, esse foi o grande traído de toda disputa, que deu estrutura e condições para ter seu nome trabalhado e viu seus votos migrarem para o candidato Américo de Sousa.

Nas candidaturas para federal as surpresas também foram gigantescas. Gastão Vieira pela primeira vez colocou seu nome para ser votado na cidade. Bacelar mesmo sendo candidato a federal, foi votado à vida toda no município e teve a mulher Márcia Bacelar, ex-prefeita por dois mandatos como sua grande cabo eleitoral. Sétimo Waquim foi o segundo mais votado na eleição de 2006 e Sarney Filho era o deputado federal mais votado na cidade desde 1998.

Agora vamos às contas: Gastão (10.809) e Max (8.563) conseguiram juntos 19.372 (dezenove mil, trezentos e setenta e dois votos), numa votação histórica e consagradora. Gastão conseguiu a maior votação que a cidade já deu para um federal e Max conseguiu a segunda maior votação para deputado estadual, perdendo apenas para o próprio Soliney que obteve a maior votação em 2006 com 9.998 votos. Na oposição se juntarmos Bacelar (5.319), mais Sarney Filho (651), mais Professor Sétimo (364), mais Américo (5.914), mais Dr. Fernando Couto (2.293), mais Magno Nota 10 (679), mais Graça Paz (399) e mais Alexandre Almeida (365) teremos juntos 15.984 (quinze mil, novecentos e oitenta e quatro votos).

Pois bem, em números exatos os dois candidatos do governo somam 19. 372 votos contra 15.984 votos de 08 (oito) candidatos da oposição, numa diferença exata de 3.388 votos. Ainda resta dúvida de quem tem mais votos? É só somar, simples assim…

DEZEMBRO

ANDRÉ FUFUCA: O DEPUTADO MAIS NOVO DO BRASIL É DO MARANHÃO


A princípio ele não concorda com a imagem de galã. De fala calma e segura, em pouco tempo de conversa, o mais novo deputado do país, estudante de medicina, diz a que veio com objetivos claros e delimitados e fortes pretensões políticas no legislativo do estado. Em uma conversa exclusiva com Caras e Nomes, André Fufuca mostra-se um homem de muita personalidade e conteúdo político. Filho de Fufuca Dantas, um dos políticos mais tradicionais e reconhecidos do Maranhão, o estudante de medicina, André Fufuca, foi eleito o deputado estadual mais jovem do Brasil. Com apenas 21 anos de idade, ele conquistou uma votação surpreendente (32.658 votos) e se tornou uma esperança para a juventude maranhense. Para conquistar força em sua campanha, André Fufuca precisou aliar-se a uma base política sólida e consistente. Esse fato foi determinante para a vitória nas urnas. Formando uma base forte, ele caminhou junto com a juventude e teve a fenomenal aceitação. Consciente das dificuldades que enfrentaria nas eleições, André Fufuca se preparou para uma verdadeira batalha e mostrou que estava capacitado para assumir seu espaço no cenário político maranhense. O resultado não poderia ser diferente: Fufuquinha foi eleito para representar o povo do nosso estado como deputado estadual. Ele vai ocupar um lugar na Assembléia Legislativa como o parlamentar mais jovem do país.

Quando assumiu o compromisso de ser candidato, André Fufuca assumiu o compromisso com o povo maranhense e, por isso, pode usar o parêntese em todos esses casos: “Trabalharei em prol da qualificação dos nossos jovens. Hoje o Maranhão vive um momento único, o Maranhão tem uma Assembléia coesa, tem um governo que já demonstrou que veio a trabalho e tem o melhor momento na sua estrutura econômica, uma ascensão econômica que talvez daqui a cem anos não vá ter novamente”. Com um objetivo bem traçado na cabeça, André Fufuca quer usar a política em prol da juventude que, segundo ele, não tem nenhuma representação e precisa de alguém que apresente projetos viáveis em benefício dos mais jovens. “A minha aceitação é muito boa pelo grupo dos jovens, até porque não há desgaste nenhum e essa nova proposta, a questão do novo é muito bem aceita no Maranhão e acredito que se não demonstrasse segurança e preparação, eu não teria essa votação, e digo: preparado eu estou e o eleitorado pode se assegurar que vai ter um grande deputado na Assembléia”.

ENXERGANDO AS OPORTUNIDADES

Baseado no bom momento por que passa o nosso estado com a implantação da maior refinaria da América Latina na cidade de Bacabeira, a implantação das termoelétricas, a implantação do gasoduto de Capinzal do Norte, dentre outras obras que gerarão mais de 200 mil empregos diretos no Maranhão, André Fufuca como eleito da bancada jovem, não poderia deixar os jovens desamparados. “Eu fiz uma campanha baseada na valorização e na qualificação dos jovens, então o que aconteceu há 30 anos não pode se repetir, quem tomou a vaga do Maranhão, foram os estados vizinhos do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, isso porque aqui não tinha qualificação nenhuma, então baseado nisso , nós iremos trazer junto ao governo do estado, cursos profissionalizantes aos municípios, com isso o jovem terá uma preparação, ele terá uma formação educacional assegurada pelo governo do estado que é o ensino médio”. De olho nas obras que renderão os mais de 200 mil empregos ao estado, André Fufuca enfatiza que com isso, os nossos jovens não sairão daqui para trabalhar em outro estado pois a oportunidade de ser feliz em sua própria terra, é única e indispensável. “O Jovem que estiver no ensino médio terá a formação profissionalizante assegurada também pelo estado, ele vai terminar o terceiro ano e aí temos um projeto que é o cursinho pré-vestibular gratuito e ele já termina preparado para o vestibular. A tarde ele faz um curso profissionalizante, ele já termina preparado pra vida, resumindo, ele já sai praticamente empregado”.


AGRADECENDO A OPORTUNIDADE

Como forma de agradecimento a todos os 32.658 (trinta e dois mil, seiscentos e cinqüenta e oito) eleitores que acreditaram na proposta de André Fufuca, ele diz: “Gostaria de pedir a vocês que não percam a esperança pois esse deputado jovem, cheio de fôlego, irá cumprir esse pacto de honra que fiz durante a campanha, e eu tenho certeza que daqui há quatro anos, eu reeleito a um cargo maior, quando eu olhar para trás e ver o povo alegre, o povo sorridente ao ver concluído tudo aquilo que prometi, aí sim, posso dizer que honrei minha palavra, e que fiz feliz o povo maranhense”, disse o deputado estadual André Fufuca. Da Revista Caras e Nomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *