O Prefeito de Timon Luciano Leitoa, acompanhado de seis representantes da Associação Beleza das Artes da Região dos Cocais, visitou recentemente o Centro de Artesanato de Timon, Raimundo Nonato de Sousa, que fica na entrada da Cidade. Na ocasião o Prefeito anunciou que fará uma revitalização do espaço. O objetivo da ida ao local foi para verificar de perto as necessidades do espaço, que breve passará por uma restruturação. Também estiveram presentes na visita, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e do Turismo (Semdest), Victor Hugo Almeida e Técnicos da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra).
Durante a visita, o Prefeito Luciano Leitoa transferiu a responsabilidade do Centro de Artesanato, que pertencia à Fundação Municipal de Cultura, para a Semdest, que ficará a partir deste ano de 2015 à frente das ações voltadas para o espaço. Também foi acordado que a Seinfra irá enviar técnicos ao local para fazer uma revisão na estrutura física, como também nas instalações hidráulicas e elétricas. Além de todos esses cuidados, o Prefeito garantiu aos artesãos que irá reforçar a vigilância, que atualmente ocorre no período noturno e com a revitalização irá ocorrer também nos outros turnos.
Atualmente, segundo os artesãos somente 16 dos 27 boxes do Centro funcionam, diante dessa informação, a Prefeitura de Timon irá convocar os permissionários que mantêm os boxes fechados, para identificá-los e assim tomar providências para que os boxes passem a funcionar. A artesã Maria de Jesus Oliveira, que trabalha no Centro, ficou satisfeita com a receptividade do Prefeito em criar ações para movimentar o espaço de venda. “Queremos ser reconhecidos, principalmente pelo nosso artesanato timonense, fico feliz em saber que o Centro de Artesanato passará por essas mudanças positivas”.
O secretário Victor Hugo Almeida, informou às artesãs que irá ser feito um cadastro com os trabalhadores do Centro para que em breve eles passem por cursos e oficinas. A ideia é oferecer no espaço de convivência do Centro de Artesanato cursos de bordados, tecelagem, ponto cruz, pintura em tecidos, dentre outros que serão ministrados pelos próprios artesãos do Centro. A artesã Elisa Campos, ficou animada com a proposta do secretário em dar condições para que eles participem dos cursos. “Será ótimo a realização essas oficinas aqui no Centro, dessa forma o local ficará mais movimentados, pois os participantes dos cursos além de virem, trarão também seus familiares que vão ver nossa arte e até compra-la”.
O secretário também acrescentou aos artesãos que serão feitas reuniões para discutir a criação de um regimento interno para o Centro e assim organizar o dia a dia dos permissionários. A primeira delas ficou marcada para hoje (10) entre o secretário da Semdest e os permissionários.
Da Assessoria