De acordo com o secretário de Turismo do Maranhão, Jura Filho, o plano, agora oficialmente lançado, vai trabalhar uma macro ação de promoção, divulgação e incremento das regiões turísticas do estado. “Por determinação da governadora, Roseana Sarney, já iniciamos as ações previstas no plano. Na primeira etapa do Plano Maior 2020, estão previstos recursos de R$ 50 milhões para projetos de melhoria de urbanização e saneamento além de um vasto material promocional”, detalhou.
No plano constam informações sobre os 10 polos turísticos maranhenses e suas rotas, atrativos e sistemas de gestão, além de dados de infraestrutura. Os polos foram classificados por ordem de importância e divididos em três categorias: indutores (São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas), estratégicos e de desenvolvimento. Além disso, o Plano segmentou as localidades por temas: turismo de aventura, cultura, ecoturismo, entretenimento, praias, negócios, turismo histórico e náutico.
Em âmbito internacional, o Plano, mapeou mercados emissores com maior potencial para o Maranhão e definiu estratégias de comunicação entre turistas e o trade. Até 2020, o Plano Maior 2020 estima que a atividade turística no estado cresça o mínimo de 10% e prevê a entrada de 2,6 milhões de turistas no Maranhão até 2014.