Pesquisa deve escolher o candidato das oposições, defende Alexandre Almeida

20151208210718_f537d

Apontado por muitos como o principal protagonista das oposições de Timon, ex-vereador e deputado estadual no segundo mandato, Alexandre Almeida concedeu na manhã desta terça-feira (8) uma entrevista exclusiva ao blog do Elias Lacerda. Nela, o deputado defendeu a união das oposições num projeto que ele classificou de “Frente de Renovação” contra o que chamou de “modelo político e administrativo que aí está nascido com o ex-prefeito Chico Leitoa em 1992”.

Na entrevista o deputado falou que o povo deve escolher o candidato das oposições via pesquisas eleitorais. Ele também avaliou a gestão Flávio Dino no governo do estado e enumerou alguns pontos positivos e negativos da administração Luciano Leitoa.

Acompanhe abaixo:

Blog Elias Lacerda- Como o senhor se posiciona em relação ao governo do estado. És de oposição, situação, ou apoia o governo?

Alexandre Almeida-
A minha posição é de representante da população. Quando o eleitor votou para escolher seus representantes ele o fez esperando que cada um fizesse seu papel de representante dos interesses do povo. Então, é dessa forma que cumpro o meu mandato. Meu objetivo é ser representante da população na assembleia. Tudo que for importante para o estado e para a população tenho a obrigação de votar a favor.

O governador Flávio Dino convidou-me para uma conversa no começo do seu governo e fizemos este entendimento de votar a favor do que é de interesse do povo.

Essa tem sido a minha postura, ao contrário do ex-deputado e agora prefeito de Timon Luciano Leitoa que votou contra o empréstimo do BNDES na legislatura passada. Foi um erro, pois por coincidência do destino, estes recursos que ele votou contra são os que estão permitindo  investimentos do estado em Timon, como o Mais Asfalto, Polo Empresarial, reforma e ampliação do Batalhão da PM.

Blog do Elias Lacerda- O senhor tem trazido alguns projetos através de emendas suas para Timon como o Timon Junino, Beach Soccer e agora o Videomonitoramento. Qual o projeto mais novo que você tem para Timon?

Alexandre Almeida- Vamos buscar ampliar nossos projetos, mas além destes, tenho me preocupado com o desenvolvimento de nossa região, o Leste Maranhense. Precisamos nos aproveitar deste localização geográfica privilegiada que é estar próximo de Teresina. Para tanto, estamos com um projeto de criação de desenvolvimento da região do leste maranhense que tem o objetivo de integrar melhor os municípios desta região buscando políticas públicas de desenvolvimento para esta área, pois temos problemas graves em setores de saúde e outros que precisam de melhorias.

Essa região, pelo potencial que tem, não pode ficar refém em muitos serviços da capital São Luís.

Blog do Elias Lacerda- Agora vamos falar um pouco de política. Existiu ou ainda vai existir uma conversa entre você e a ex-prefeita Socorro Waquim para tratar de entendimento rumo a uma composição entre as oposições para as eleições do próximo ano?

Alexandre Almeida- Sou um político que dialoga com as mais diferentes correntes partidárias. Entendo que precisamos criar uma grande frente de renovação. O modelo político e administrativo que aí está vem desde 1992. Ou seja, é um modelo que passa de pai para filho e agora já trabalha pra passar para o sobrinho. Eu não comungo com essa postura política. Eu não comungo com Capitanias Hereditárias. Será que do outro lado não há ninguém que possa exercer um mandato de prefeito ou deputado que não seja de uma família tradicional política? Timon é grande e não merece essas práticas.

Eu aqui faço questão de lançar a necessidade de criarmos uma frente de renovação política para a cidade de Timon, de maneira que essa frente possa receber todos que não concordam com essa prática política da família Leitoa que domina a cidade.

Blog do Elias Lacerda- Mas, o senhor quer compor com o grupo Waquim que também dominou a cena política local por oito anos e para muitos, tem semelhanças com o grupo Leitoa. Como os Waquim podem representar mudanças?

Alexandre Almeida- Essa frente de renovação antes de ser formada por pessoas ela deve ser formada por convicções, ideologias e princípios. Não deve permitir que os mandatos passem de pai para filho e não fique somente entre familiares. Qualquer pessoa que pense que o mandato deve ficar entre membros de uma mesma família, para participar do grupo precisará mudar de ideia. Eu sou resultado disso. Pois mesmo não sendo de nenhuma família política tradicional timonense consegui crescer na política local me elegendo vereador por um mandato e deputado por duas vezes.

Blog do Elias Lacerda- Hoje a grande discursão com vistas a um entendimento entre as oposições ao prefeito Luciano Leitoa é saber quem indicaria o vice para compor a chapa majoritária opositora. O senhor aceitaria ser vice ou indicar um nome para compor a chapa encabeçada pela ex-prefeita Socorro Waquim, por exemplo?

Alexandre Almeida- A população timonense é quem vai dizer quem melhor representa a renovação para o município de Timon.

Blog do Elias Lacerda- Essa escolha seria por pesquisa, então?

Alexandre Almeida- Sim. Na minha avaliação a pesquisa é sim um instrumento importante para definir quem realmente vai representar essa candidatura.

Blog do Elias Lacerda- Eu queria que o senhor fizesse uma avaliação sobre as denúncias que seu primo e vereador Juarez Moraes fez sobre o Timon Junino.

Alexandre Almeida- Ele já fez outras denúncias em relação aos eventos patrocinados por nossas emendas de deputado no ano passado. Não deu em nada. Foram até arquivadas pelo ministério público.

As feitas neste ano, coincidentemente, aconteceram exatamente quando fizemos denúncia na Assembleia Legislativa contra a gestão do prefeito Luciano Leitoa. Denúncias séries e escandalosas. Entendo que os ataques do vereador tiveram como objetivo desviar o foco das graves denúncia que fizemos contra o governo municipal ao qual ele é aliado. Não tenho dúvidas que estas novas denúncias do vereador serão arquivadas.

Blog do Elias Lacerda-  Que avaliação o senhor faz da administração do governador Flávio Dino neste primeiro ano de mandato dele?

Alexandre Almeida- Ele recebeu um governo muito organizado do ponto de vista fiscal. Recebeu um caixa com autorização de um contrato do BNDES no valor de 3,8 bilhões e não tinha sido executado 1 bi. Recebeu várias obras em andamento e acertou quando continuou estas obras, inaugurando-as e entregando-as à população.

Neste momento, não temos condições de avaliar o governo todo, mas, pelo que tem feito, dar para dizer que ele fecha o ano bem, pois além de dar continuidade aos projetos existentes, avançou em conquistas para os servidores públicos, como os professores, por exemplo.

Blog do Elias Lacerda- Para finalizar, gostaria que fizesse uma avaliação da administração do prefeito Luciano Leitoa destacando seus pontos positivos e negativos.

Alexandre Almeida-Como a administração do prefeito Luciano Leitoa já está fechando o seu terceiro ano temos condições de fazer uma melhor análise. De cara posso dizer que esta administração está muito distante da que foi prometida em campanha eleitoral. Muito distante mesmo. De forma que é lógico que ela não está feita somente de erros, mas eu posso dizer que todos os acertos da administração do Luciano Leitoa são frutos de projetos do governo federal, que ele erroneamente se preocupa em omitir.

Tenho a tranquilidade de dizer que entre estes acertos ele aderiu ao programa do governo federal que climatiza as escolas públicas que certamente tem efeito na melhoria do rendimento escolar das crianças. Outro ponto positivo é o de ter mantido o pagamento dos servidores em dia, que é uma obrigação de qualquer gestor. Mas, embora pagando em dia está pagando muito mal, com salários baixos e sem valorização dos servidores.

Em relação às questões negativas, temos inúmeras, mas genericamente muitas promessas que ele fez na campanha e não cumpriu. Na área da saúde pública, por exemplo, ele havia se comprometido em reabrir o Pronto Socorro Municipal e até o presente momento ele não cumpriu com este compromisso. O prefeito alega crise financeira, mas a justificativa é muito frágil, pois ele assinou o contrato com uma empresa de internet, a Teknik no valor de 5,7 milhões de reais e deixa de reabrir um pronto socorro. Com este dinheiro teria condições de construir um hospital novo com equipamentos modernos.

Este exemplo é para ilustrar que se deve priorizar projetos que realmente melhore as condições de vida da nossa população em detrimento de outros que são desnecessários. O prefeito quando busca saídas para a crise fala em cortar salários, cortar gratificações, mas não em cortar contratos com empresas como esta que citei.

Temos exemplos também de maus investimentos o contrato desnecessários e sem explicações da aquisição de 2 mil quilos de erva-doce, sem falar nos vários outros contratos irregulares que identificamos na prestação de contas.

Outro ponto negativo tem sido a incapacidade do prefeito em fazer parcerias com o governo do estado. A segurança pública, um dos principais problemas da cidade atualmente, já vai para um ano de governo do Flávio Dino e a administração municipal não conseguiu junto ao governo do estado aquisições em equipamentos e pessoal que melhorem este setor. Enquanto isso, eu estou liberando 1 milhão 150 mil reais para implantar o vídeo monitoramento da cidade.

Fora isso, há problemas na saúde e nenhum projeto de capacitação de mão de obra com o objetivo de inserir as pessoas no mercado de trabalho, sem falar no setor de agricultura que não existe uma ação ou programa com vistas a produção agrícola na zona rural de Timon. Portanto, o prefeito finaliza o terceiro ano com débito junto à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *