Maranhão sediará Fórum dos Secretários de Agricultura Familiar

Foto-1-Maranhão-sediará-Fórum-dos-Secretários-da-Agricultura-Familiar-em-agosto

O Maranhão vai sediar o 3º Fórum dos Secretários de Estado de Agricultura Familiar do Nordeste, em agosto deste ano. A decisão faz parte dos encaminhamentos do segundo fórum realizado, nesta terça-feira (2), em João Pessoa (PB), em votação unânime dos estados que compõem o fórum regional.

“A medida representa uma grande vitória para o Maranhão, que terá a oportunidade de sediar um evento de grande importância para o desenvolvimento da agricultura familiar, uma das prioridades estabelecidas pelo governador Flávio Dino”, explicou o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

O evento terá como pauta principal a política de Assistência Técnica Rural (Ater), área que tem um foco especial nesta gestão estadual, para suprir atraso de longos anos na agricultura familiar do Maranhão.

O Fórum contará com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) que virão ao estado, antes do evento, com a missão de firmar parceria para incluir o Maranhão nos projetos desenvolvidos pelos órgãos, que investem em áreas de clima semiárido.

Segundo Adelmo Soares, de todos os estados que fazem parte do Fórum, apenas o Maranhão não está incluído nos projetos de investimentos do Fida e do IICA, porque não foi reconhecido, em gestões estaduais anteriores, como parte de seu território localizada em área do semiárido.

“Pesquisas demonstram que 58% dos municípios do Maranhão estão no semiárido, por isso temos a possibilidade de receber aporte financeiro para investir em projetos de agricultura familiar do estado”, explicou Adelmo.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Maranhense de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Imarh) para o Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca do Estado do Maranhão (PAE), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *