GOVERNO E CEDIMA PROMOVEM III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

GOVERNO E CEDIMA PROMOVEM III CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima) realiza, na terça (13) e quarta-feira (14), no Hotel Abbeville, na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 500, São Luís (MA), das 8h às 18h, a III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

O evento, democrático de Controle Social se constitui em uma instância de caráter deliberativo para a III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em novembro, em Brasília. Foi precedido pelas Conferências Municipais em 32(trinta e dois) municípios maranhenses, cujas deliberações propostas foram consolidadas para fundamentar as oficinas temáticas, cujas decisões serão encaminhadas para a Conferência Nacional.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, as Conferências são importantes porque nelas existem a oportunidade para diálogo e compromisso de todos para pensar e agir reconhecendo a Pessoa Idosa como cidadão de direitos que precisa ser respeitado e conquistado por todos.

Temática

O tema geral a ser abordado nessa Conferência é “O Compromisso de todos por um Envelhecimento Digno no Maranhão”, palestra que será proferida pela conselheira do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, Jurilza Mendonça. Este tema deverá ser discutido considerando a efetivação das ações de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa que ocorrem por meio da consolidação dos papeis dos vários atores que integram a Rede Nacional de Proteção e defesa da pessoa idosa (Renadi) (Governo, sociedade e pessoa idosa) que se consubstancia no Sistema de Garantia de Direitos da pessoa idosa. Serão debatidos, ainda, os Avanços e Desafios da Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso, na perspectiva do fortalecimento do compromisso do Poder Público e diferentes setores da sociedade e de efetivação dos direitos fundamentais da Pessoa Idosa no Estado do Maranhão.

Os eixos temáticos a serem abordados serão fundamentados na Política Nacional do idoso e na intersetorialidade das Políticas Públicas: “Envelhecimento e Políticas de Estado – pactuar caminhos Intersetoriais considerando as diversidades da Pessoa Idosa” – protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos, assim como “Fortalecimento e Integração dos Conselhos” para uma maior participação e comprometimento com a defesa dos Direitos dos Idosos

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes, as Conferências são importantes porque nelas existem a oportunidade para diálogo e compromisso de todos para pensar e agir reconhecendo a Pessoa Idosa como cidadão de direitos que precisa ser respeitado e conquistado por todos. (Do www.ma.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *