Durante essa semana em Coelho Neto, um fato me incomodou muito e esteve durante horas me fazendo refletir sobre a situação. Para quem não sabe Dalva Sousa (foto) é uma cabeleireira e uma líder comunitária bastante atuante no conjunto José Reinaldo onde mora. Foi Presidente da Associação de Moradores do bairro, coordenou a então Casa da Criança e do Adolescente de Coelho Neto (hoje CREAS) e presidiu o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência. Fez um trabalho digno de reconhecimento com os detentos e seus familiares, o que sempre fez lhe render elogios e reconhecimento de pessoas importantes do município como da Juíza Dra. Karla Jeane. Aliada do hoje ex-prefeito Magno Bacelar-PV, Dalva foi candidata a vereadora, sem sucesso, mas não desistiu do trabalho social que a tornou conhecida.
GOVERNO DE TODOS
Mesmo sendo considerada uma prática totalmente arcaica, a perseguição política e o destrato a quem votou ou não votou em quem ganha uma eleição é sempre uma constante. No Maranhão então, isso é uma prática bastante corriqueira, e só quem perde com isso é sempre a população. Governar para a maioria em detrimento da minoria é uma atitude típica dos politiqueiros que não enxergam um palmo adiante do nariz e não entendem nada da gestão pública moderna e eficiente.
Com a chegada dos festejos juninos, Dalva resolveu agregar os adolescentes vulnerabilizados do bairro e montar uma quadrilha. Com muitas dificuldades e enfrentando muito preconceito pelo histórico de vida dos adolescentes que escolhera para participar do projeto, Dalva resolveu correr atrás de ajuda. E foi bater na porta de quem? Justamente da Prefeitura, que na sua maioria da vezes dá incentivo a quadrilhas dessa natureza. Se fosse por conselhos Dalva nunca teria ido, pois as aves de mal agouro tentavam a todo custo “jogar areia no projeto”. Confiada que tinha ouvido que o governo era de todos e que o Prefeito Soliney-PSDB era diferente, Dalva resolveu apostar e logo entrou em contato com o Secretário de Desportos e Lazer Jademil Gedeon.
A conversa entre os dois foi franca e a política partidária nem de longe dificultou o bate-papo. Como uma tapa de luvas na cara de quem duvidou e a certeza de que o respeito as pessoas está em primeiro lugar, a líder comunitária recebeu da Prefeitura a tão desejada ajuda de custo que tanto queria para colocar seu projeto em prática. A essa altura do campeonato, os que torceram para que tudo desse errado ficaram de cara no chão… de novo! A estes que ainda não aprenderam a fazer oposição séria e sem mexericos fica a lição. Parabéns a Dalva pela conquista e o blog faz votos de que essa seja a primeira parceria de muitas que virão em benefício de projetos que vão de interesse a coletividade. Ao Secretário Jademil a demonstração de que o bem do povo está sempre em primeiro lugar. E o Prefeito Soliney (foto) com a atitude fortalece o exemplo a essas e as futuras gerações de como se governa para todos… É o cara!
Soliney é o cara mesmo Samuel, isso eu já sabia…
aqui em coelho neto essa prática não é comum desde a época da dra. márcia que implantou aqui o regime de perseguiçao… os prefeitos tem que mudarem suas praticas porque quem sofre é o povo…