Duque Bacelar – Prefeito em exercício participou de treinamento promovido pela Famem

Duque Bacelar – Prefeito em exercício participou de treinamento promovido pela Famem
O Prefeito de Duque Bacelar em exercício, Carreta Silveira, participou na última sexta (07),  em São Luís, de um treinamento sobre Transparência da Gestão Pública na Visão do Controle Externo que está sendo promovido pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão-FAMEM.
No treinamento o Auditor Jorge Lobo apresenta uma nova abordagem do controle exercido pelo Tribunal de Contas do Estado sobre a gestão do Orçamento público com foco na regularidade dos Portais de Transparência, legalidade das Contratações Públicas e na Gestão de Pessoas.
A participação do Poder Executivo Municipal neste evento é de grande importância para que os gestores, secretários, contadores e assessores  jurídicos possam compreender as principais regras e normas para  a alimentação do portal da transparência segundo as ferramentas e critérios do Tribunal de Contas.
Os mecanismos de transparência na gestão pública, a modernização do controle através do monitoramento dos sites municipais e estadual visam evitar o desperdício de recursos públicos bem como verificar o cumprimento do art. 48 e 48A da LRF , e do Decreto N º 7.185/10, com o objetivo de conscientizar os gestores sobre a relevância que uma gestão transparente traz não só ao poder público, mas a todos os cidadãos. Tais controles buscam fazer com que todos os servidores municipais e prestadores de serviço tenham uma sintonia em relação à responsabilidade fiscal e tributária do município e do estado.
Do Blog do Rapahel Duarte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *