Dificuldade em manter produção pode fechar mais uma fábrica do Grupo João Santos

grande-nassau_sede_fotogrevistas_141015
Entrada da fábrica Itaguassu no período de greve

A fábrica de cimento Itaguassu Agro Industrial S/A Nassau, localizada no povoado Estiva, na cidade de Nossa Senhora do Socorro em Sergipe, pode precisar fechar as portar por conta de dificuldades financeiras. A crise estaria sendo causada por um bloqueio da conta da empresa determinada pela Justiça do Trabalho, logo após a série de paralisações e greve dos funcionários em outubro de 2015, motivada pelos sequentes atrasos salariais e demissões recorrentes.

As informações passadas por alguns funcionários da empresa também são de que a produção de sacos de cimentos por dia caíram de 35 para 8 mil. Além desta dificuldade em manter a produtividade, a fábrica estaria dependendo de insumos da sua matriz, em Recife/PE, para continuar a confecção mínima de cimentos.

A alternativa da empresa tem sido regularizar a situação com os funcionários em audiências junto ao Ministério do Trabalho, como a ocorrida nesta última segunda-feira, 4. De acordo com Djenal Prado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Cimento, Cal, Gesso e Cerâmica no Estado de Sergipe (Sindicagese), a situação referente aos salários atrasados, pagamento de 13º salário e Participação nos Lucros e Resultados (PRL) ficaram “quase regularizadas”, mas até então a empresa não teve os recursos liberados.

Os funcionários e representantes da empresa agora tentam definir o acordo para reajuste salarial da categoria. Conforme Djenal, outras duas reuniões acontecerão ainda em janeiro. “Resolvemos alguns pontos e discutimos a questão do reajuste salarial dos funcionários, que teve julho como data base e até agora não foi estabelecido. Então há todo valor acumulado. Nós estamos esperando uma resposta até o dia 15 e no dia 22 temos outra audiência com a empresa”, revela Djenal. Conforme o sindicalista, a expectativa dos funcionários é de que o acumulado desde julho seja pago pelo caixa da empresa bloqueado pela justiça.

Nassau

O Portal Infonet entrou em contato com o setor de Recursos Humanos da fábrica Itaguassu, mas fomos informados que não havia ninguém competente para tais esclarecimentos. Insistimos e contatamos a matriz da empresa, localiza em Recife/PE, mas a indústria não possui um setor específico para diálogo com a imprensa. Conforme a secretária da diretoria, Graça Barbosa, todos os diretores capazes de se pronunciar em nome da empresa estão em viagem.

Do Portal Infonet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *