Comissão de Saúde debate com Helena Duailibe e agenda visitas a hospitais

2055242828-135967489noticia

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa ouviu na tarde desta terça-feira (28), a secretária de Saúde de São Luís, Helena Duailibe. O deputado Stênio Rezende(PRTB), presidente da Comissão, presidiu a reunião que contou com a participação dos deputados Antônio Pereira (DEM), Josimar de Maranhãosinho(PR), Levi Pontes(SD) e Edivaldo Holanda(PTC).

A secretária fez um resumo de sua atuação à frente da pasta e ressaltou os avanços já conquistados, como investimentos na área hospitalar, com destaque para o Hospital da Mulher, na área Itaqui-Bacanga e Hospital da Criança, na Alemanha.

“São muitos os investimentos, principalmente na área hospitalar. Estamos construindo um verdadeiro hospital que é o Hospital da Criança com centro cirúrgico, tomógrafo , UTIs . Temos também um grande avanço no Hospital da Mulher que conta hoje com 45 leitos, 11 deles destinados para neurocirurgias, para atender vítimas de traumatismos, portadores de aneurismas que precisam operar com urgência. Temos avanços ainda nas unidades básicas de saúde. E temos trabalhado com diversas operações para que nosso munícipio não sofra uma epidemia de dengue”, diestacou.

Durante sua explanação, Helena Duailibe não fez meia culpa e assumiu responsabilidades como na dificuldade da população para conseguir exames na Central de Marcação de Consulta. “ Precisamos aumentar o número de oferta e todo sistema está sendo trabalhado para melhorar a quantidade de exames oferecidos aos nosso pacientes”.

Segundo a secretária, os problemas de São Luís na área da Saúde, assim como em qualquer área, deve ser encarado de frente tanto pela Prefeitura de São Luís quanto pelo Governo do Estado. “O munícipio sozinho não chegará a lugar algum. E os deputados fazem parte dessa parceria e com certeza vão contribuir com a saúde de São Luís e consequentemente do Maranhão”, frisou.

A secretária afirmou, ainda, que a principal dificuldade continua sendo o financiamento. Ela explica que São Luís conta com uma rede de saúde muito grande e que falta os recursos necessários para administrar toda essa rede. “É preciso uma parceira do Estado e do Governo Federal para suprir essas necessidades. A prefeitura faz sua parte com um investimento em Saúde de 26 %quando a obrigação é de 15 % . Então nós precisamos de financiamento”, sentenciou.

A participação da secretária Helena Dualibe faz parte da segunda pauta da Comissão de Saúde da Assembleia. A primeira pauta foi em março quando recebeu o secretário de Estado de Saúde Marcos Pacheco.

Para o presidente da Comissão, deputado Stênio Rezende, a reunião foi positiva e bastante esclarecedora. “A secretária nos apresentou dados importantes sobre a saúde do munícipio de São Luís. Ela destacou avanços com os investimentos que estão sendo feitos, como nos Hospital da Mulher e da Criança, nas unidades básicas e nos próprios Socorrões I e II, mas também não se eximiu das falhas no sistema de saúde da capital”.

O presidente adiantou que após as reuniões, a próxima meta da Comissão será visitar os hospitais de São Luís e os hospitais mais importantes do interior do Estado. “Nós entendemos que também é papel da Assembleia sair para verificar inloco a realidade do que acontece em nosso Estado. É através dessas visitas que vamos poder confrontar se o que se apresentou aqui nas reuniões está em conformidade com a realidade”.

CAXIAS

Hoje pela manhã a Comissão aprovou requerimento do deputado Antônio Pereira para que se desloque na próxima terça-feira, 5 de maio, até o município de Caxias em função da gravidade da reportagem veiculada em rede nacional que mostrou a morte de mais de 200 recém-nascidos na maternidade municipal de Caxias, Carmosina Coutinho.

“Vamos fazer uma relatório minucioso e levar até o governo do estado e ao município de Caxias para que seja tomada as providencias no sentindo de melhorar aquele atendimento para que essa tragédia não volte a acontecer,” disse Stênio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *