O movimento de juventude no Maranhão se propaga em uma dimensão avassaladora e dessa onda surgiu e continua surgindo as novas lideranças de juventude do Estado. Toda essa nova conjuntura permite a participação dos jovens em situações voltadas a sua realidade e a discutir temas de interesse do coletivo, como a política, é claro.
Nos últimos quatro anos, vários jovens tem se destacado nessa luta. Desses cabe se destacar dois que tem tido grande visibilidade e tem estado na principal mesa em que o assunto discutido é Políticas Públicas de, com e para a Juventude. Trata-se dos jovens Francisco de Assis da Costa Filho, o popular Assis Filho (foto) e Raimundo Ivanir Abreu Penha, conhecido no meio na galera como Raimundo Penha.
E o que se pode destacar dos dois? Ah! muita coisa… Dois jovens do interior que conseguiram projeção estadual pelo debate sobre temas de grande relevância da juventude e pela forma de se posicionar como grandes lideranças. Assis Filho é filho de Pio XII, onde nasceu, cresceu e concluiu seus estudos primários e secundários. Militante de movimentos sociais (foto), como muitos dos grandes líderes que o país tem hoje, surgiu como liderança dentro dos grêmios estudantis.
Foi Presidente da UMES de sua terra natal por dois mandatos, período em que os estudantes tiveram acesso a projetos e benefícios de grande envergadura. Teve todo esse trabalho reconhecido ao ser eleito Vereador em 2008 com apenas 22 anos de idade (foto).
Acadêmico de Direito, Assis é ainda Conselheiro Estadual de Juventude do Maranhão, tendo sido Vice-Presidente na gestão anterior e membro do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão. Assis hoje goza do mais alto prestígio do Secretário de Esporte e Juventude Sousa Neto (foto) e lidera o grupo de aliados do Governo Roseana nos embates de juventude.
Raimundo Penha hoje com 26 anos é filho de Matinha, terra onde seus pais residem até hoje (foto). Teve que cedo deixar o município que o viu nascer em busca de oportunidades na capital São Luís.
Iniciou sua militância política também nos grêmios e teve seu trabalho reconhecido ao ser eleito por duas vezes Presidente da UMES da capital do Estado, época na qual a União Municipal dos Estudantes viveu seu período de apogeu (foto), tudo isso alicerçada com base no respeito e na arte de convergir.
Depois de uma disputa interna acirrada, Penha presidiu por dois anos a primeira gestão do Conselho Estadual de Juventude-CEJOVEM, marcada por um debate aceso e sério em torno das políticas de juventude. Ainda no mandato de Conselheiro Estadual de Juventude, Penha atualmente exerce as atribuições de funcionário público municipal e Secretário da JSPDT.
Aliado de primeira hora do ex Secretário de Esporte e Juventude Weverton Rocha, Penha lidera a fatia juvenil da oposição ao governo, tanto nas hostes do CEJOVEM quanto nas reuniões do Fórum Estadual de Juventude do Maranhão e trava acesos debates com os membros do governo. Pronto para concluir o curso de Direito no CEUMA, Raimundo Penha vê nos estudos uma das grandes armas para conseguir os objetivos planejados para sua vida.
Enfim, a história dessas grandes lideranças se encontram e os dois hoje se fazem indispensáveis no jogo da articulação política de juventude. Assis Filho é mobilizador, minucioso e estrategista de primeira hora, já Raimundo Penha além de exercer com maestria o dom da liderança, sabe como ninguém realizar o trabalho dos bastidores e descobrir lideranças, essa última característica então é visivelmente percebida e comprovada. Devemos muito a esses dois “caras”, pelo muito que fizeram, pelo muito que fazem e pelo muito que ainda podem fazer pela juventude do nosso Estado. Reverência aos dois!!!
Caro amigo Samuel Bastos,
Passo aqui no seu blog para registrar os meus sinceros agradecimentos a deferência que tem a minha pessoa.
Aproveito para reafirmar o meu compromisso com a juventude do Maranhão e de modo muito especial com sua luta e com sua pessoa que é para mim detentor das maiores referências de um líder preparado para cuidar da nossa juventude – o que tens feito sempre.
Meus sinceros agradecimentos,
Assis Filho