A HARMONIA ENTRE OS PODERES

A HARMONIA ENTRE OS PODERES
A cidade de Chapadinha iniciou as primeiras horas de 2013 com dois importantes acontecimentos para a vida política do município: a posse da Prefeita Ducilene Belezinha-PRB e a eleição do novo Presidente da Câmara onde aos quarenta e cinco minutos do segundo tempo os ventos sopraram e consumaram a eleição do vereador Nonato Baleco-PDT.

Embora de grupos políticos diferentes e após a emblemática eleição da mesa, tanto a Prefeita quanto o novo Presidente da Câmara deram demonstrações claras de que a eleição havia se findado e que a ordem a partir de então deveria ser a ação conjunta em benefício da população.

Ao sinalizar a harmonia entre os poderes tanto Belezinha quanto Baleco fizeram aquilo que o povo espera dos políticos: a civilidade e o amadurecimento das instituições em benefício da coletividade. Ao tomar posse, ela no comando do Executivo e ele no comando do Legislativo conseguiram convencer ao público que é possível divergir convergindo, que a democracia permite que grupos distintos consigam esquecer as rixas e as querelas político-partidárias quando o assunto em pauta é o bem estar de um povo.

Chapadinha vive um momento diferente, num governo que chega ao poder com forte expectativa popular, daí o aumento da responsabilidade. Começar esse novo momento com a classe política fazendo gestos que enobrecem a função governamental em dias como o nosso em que isso é quase nulo, gera algo de positivo e a probabilidade de dar certo é a maior possível. Trabalhar em parceria não significa ser subserviente, ao contrário, é ter em mente que o interesse individual não pode sobrepor o interesse coletivo.

A Prefeita Belezinha e o Presidente da Câmara Nonato Baleco sabem que os poderes são independentes, mas funcionam melhor quando são harmônicos entre si. É assim que é e ao que tudo indica é assim que será.

Foto: Kim Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *