SNJ realiza Workshop sobre Sistema Nacional de Juventude

Instituído pelo Estatuto da Juventude (Lei nº. 12.852, de 5 de agosto de 2013), o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) corresponde à concretização do compromisso de todos os entes federados e organizações da sociedade civil em garantir políticas públicas para a juventude brasileira. Trata-se de um sistema de abrangência nacional e que tem o objetivo de agrupar em um mesmo espaço as iniciativas voltadas para a juventude brasileira, para facilitar a atividade de gestão, garantir a melhoria dos serviços públicos, o acesso à informação e a transparência.

Para transformar a ideia em realidade, a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) desenvolveu importantes ações nos dois anos de gestão do secretário Assis Filho. A principal delas, parte do pacote de ações Brasil Mais Jovem, foi a assinatura do Decreto nº. 9306, em março de 2018, pelo presidente da República Michel Temer, que regulamentou o Sistema. Esse foi o primeiro passo para tirá-lo do papel. A partir daí, a equipe, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), passou a realizar estudos e análises de dados que resultaram em um guia e uma cartilha, que contêm todas as informações para capacitar gestores para a implementação do Sistema.

As publicações serão lançadas em um grande evento realizado pela SNJ, em Brasília, nos dias 4 e 5 de dezembro, o Workshop do Sinajuve: Compreender e Implantar o Sistema Nacional de Juventude. O encontro reunirá cerca de 250 pessoas, entre gestores estaduais e municipais, conselheiros do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), representantes de conselhos estaduais e municipais, monitores do Sinajuve, representantes da SNJ, além de autoridades, como o secretário nacional de juventude, Assis Filho, o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun e a diretora do Ibict, Cecília Leite de Oliveira. A programação conta, ainda, com palestras e debates, com o objetivo de esgotar todos os temas relacionados ao Sinajuve e a sua utilização.

O que é um Workshop?

Um workshop é uma oportunidade para trocas de experiências e debates, momento em que se reúnem especialistas e interessados em determinado assunto, com o objetivo de melhorar determinadas ações ou projetos. Por meio de dinâmicas em que as pessoas participam ativamente, novos conhecimentos e ideias surgem. Um workshop destaca-se de uma palestra, pois a plateia não é apenas espectadora, o que facilita o diálogo.

3º Encontro Nacional de Gestores Estaduais e Municipais

Durante o Workshop do Sinajuve será realizado o 3º Encontro Nacional de Gestores Estaduais e Municipais, com representantes de cada um dos 26 estados da federação e do Distrito Federal. Eles irão debater as políticas de juventude e promover uma troca de experiências bem sucedidas a fim de aprimorar, cada vez mais, as ações voltadas aos brasileiros de 15 a 29 anos de idade.

Para participar, os gestores deverão fazer a inscrição por meio do Portal da Juventude até o dia 19 de novembro, sendo necessária a comprovação de existência do órgão gestor e a portaria de nomeação do titular, obedecendo os seguintes critérios: a) gestores que já integram o mapeamento preencherão apenas a ficha de inscrição; b) gestores com documentação fora de vigência deverão enviá-la atualizada; c) gestores sem documentação alguma deverão comprovar os critérios acima.
Se você é um gestor, faça a sua inscrição aqui.

Encontro Nacional de Conselhos de Juventude

Também na ocasião do Workshop do Sinajuve, será promovido, em parceria com o Conjuve, o Encontro Nacional de Conselhos de Juventude. Seu objetivo principal é socializar as experiências nacionais, estaduais e municipais em torno das Políticas Públicas de Juventude (PPJ). O encontro também se constitui como um espaço de formação para os conselheiros e estimula o progresso da Rede de Conselhos.

Para participar, os representantes dos conselhos deverão fazer a inscrição por meio do Portal da Juventude até o dia 19 de novembro, sendo necessária a comprovação de existência do conselho e o ato de nomeação e posse do conselheiro indicado para participar do Encontro e a observância dos seguintes critérios: a) conselhos que já integram o mapeamento preencherão apenas a ficha de inscrição; b) conselhos com documentação fora de vigência deverão enviá-la atualizada; c) conselhos sem documentação alguma deverão comprovar os critérios acima.

Além dos conselhos de juventude, grupos e movimentos juvenis vem participando anualmente das atividades e trocando ideias sobre as demandas para estimular o debate acerca das políticas de Juventude. Os Encontros Regionais têm o objetivo de fortalecer a Rede Nacional de Conselhos de Juventude, motivar a articulação de conselheiros/as das cinco regiões do país, possibilitando a diálogo e a troca de experiências, incentivando e qualificando a formação entre os/as envolvidos/as, buscando consolidar as políticas de juventude.

Faça a sua inscrição aqui.

Do Portal da Juventude

Deixe uma resposta