Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume

1609977

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31), por 61 votos favoráveis e 20 contrários, o impeachment de Dilma Rousseff. A presidente afastada foi condenada sob a acusação de ter cometido crimes de responsabilidade fiscal – as chamadas “pedaladas fiscais” no Plano Safra e os decretos que geraram gastos sem autorização do Congresso Nacional, mas não foi punida com a inabilitação para funções públicas.

decisão foi tomada na primeira votação do julgamento final do processo de impeachment. A pedido de senadores aliados de Dilma, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, decidiu realizar duas votações no plenário.

Veja como votou cada senador no julgamento do impeachment

A primeira, analisou apenas se a petista deveria perder o mandato de presidente da República.

Na sequência, os senadores apreciaram se Dilma devia ficar inelegível por oito anos a partir de 1º de janeiro de 2019 e impedida de exercer qualquer função pública.

Na votação, 42 senadores se posicionaram favoravelmente à inabilitação para funções públicas e 36 contrariamente. Outros 3 senadores se abstiveram. Para que ela ficasse impedida de exercer cargos públicos, eram necessários 54 votos favoráveis.

Segundo a assessoria do Supremo, ainda nesta quarta, oficiais de Justiça notificarão a ex-presidente e o presidente em exercício Michel Temer sobre o resultado do julgamento.

Temer deve ser empossado presidente da República ainda nesta quarta, em sessão do Congresso Nacional que será realizada no plenário da Câmara.

Já Dilma deverá desocupar em até 30 dias o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, em Brasília, e terá reduzida para oito servidores sua equipe de assessores, seguranças e motorista.

Do G1

9 thoughts on “Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume

  1. Até que em fim terminou essa novela que durou 9 meses e essa senhora junto com seu padrinho Lula que acabaram com o Brasil foram jogados foram da vida publica e devem pagar com o roubo que cometeram nos cofres publico e nos brasieleiros estamos sentido na pele o nosso paìs com crise por eles ser culpados por 12 milhoes de desempregados e acabaram com nossa economia.Tchau querida ja foi tarde e não volte mais pra nos atormentar mais.

  2. Os tres senadores pela promeira vez votaram a favor do Brasil e dos brasileiros meu jovem.Verificar quem é Dilma e Lula eles robaram nosso paìs não é hora de paixão eleitoral e sim a favor do Brasil.

  3. Pois é meu jovem veja o que os governos de lula e dilma conseguiram pra maranhao e veja o que os governos de fhc, itamar franco e ate mesmo o imprestavel sarney fizeram pelo maranhao nada e digo mais com esse governo sem voto ira lascar com o pobre desse país e do maranhao, entao parabens aos tres patetas do maranhao por esse papelao

  4. O que o Lula trouxe pro Maranhao probreza prometeu duplicar a BR 135 junto com Dilma e não conseguiram a refinaria de Bacabeira que o Lula inaugurou com Dilma ,Lula ,Roseana,Sarney,Lobão e o cimpanheiro Paulo Roberto Costa.O querido Itamar e Fernando Henrique deixou o plano Real que o Lula e Dilma foram contra e acabaram desvalorisando o Real e o dolar subiu com isso a inflação subiu ate hoje.Como vc e todo mundo sabe o Petrolão e Mendalão e os assaltos aos bancos publico foram comentidos por essa quadrilha que o povo de bem foi as ruas pedido o fim desses ladroes dos cofres publico e contra a roubalheiras as demais noticias se vc vê nos noticiarios o quanto esse bandido do Lula e Dilma roubaram e vão ser preso em breve pelo Juiz Sergio Moro e a Policia Federal.Eu não devo nada pra esse bandido nunca votei neles são lobo vestido de cordeiro o povo acordou não aceitar mais isso.

  5. O vice presidente foi eleito junto com Dilma na eleição quem votou em Dilma votou tambem em Temer afinal de contas ele foi vice dela.Essa ladainha de presidente sem voto vem dos petralha e dos comunistas que acham que com esse discurso baixo vamos esquecer da corrupção que esses companheiros cometeram cadeias neles.Sou a favor do Maranhão ,Brasil e democracia e não as petralha que mamaram 13 anos a nossas custas e roubaram.Fora PT fora petralha e nunca mais.

  6. Até que enfim essa Anta desgraçada da Dilmerda saiu da presidência do meu amado Brasil.

    Agora sim, temos esperanças de dias melhores.
    Tchau PT, governo mais corrupto do Muuuundo!!!

    Acabaram com nossa petrobrás e ainda investiram nosso dinheiro em países como Cuba, Venezuela e Bolívia. E ainda tem filhos de uma [email protected] que têm a cara de pau de defender esses trastes incompetentes.

    1. Parabens Renata é de eleitores bem informados a favor do nosso Brasil e Maranhão não aceitamos mais esses bandidos que usam os pobre pra roubar nosso paìs e ficar rico a nossas custas.Hoje Lula e sua familia são os mais ricos do Brasil a custas do povo humilde e trabalhador que é o povo trabalhador.

Deixe uma resposta