Saúde: Governo propõe e prefeituras elogiam gestão compartilhada

gil1

Os secretários Marcos Pacheco (Sáude) e Márcio Jerry (Articulação Política) apresentaram aos prefeitos e secretários municipais a proposta de Conglomerados Intermunicipais de Saúde, nesta segunda-feira (24), no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Os prefeitos liderados pelo presidente da Famem (Federação  dos Municípios do Maranhão), Gil Cutrim, saíram satisfeitos com o pacto de gestão compartilhada para criação dos Conglomerados Intermunicipais de Saúde para melhorar e ampliar os serviços de saúde em todo o Estado.

Os Conglomerados Intermunicipais de Saúde são associações entre o Governo do Estado e as prefeituras, para ampliar os serviços de saúde oferecidos aos usuários do SUS de forma mais eficiente. Assim, organizados e alinhados, municípios de uma mesma região poderão se unir e adquirir equipamentos, remédios, ambulâncias e tudo mais que for necessário para o bom atendimento da população. As despesas serão divididas entre os municípios pactuados e o valor que faltar o Governo do Estado completa.

O presidente da Famem e prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, elogiou a iniciativa do governo. “Hoje, em virtude da queda constante de recursos do FPM e do subfinanciamento dos programas federais, as Prefeituras não estão conseguindo manter ou prestar com eficiência os serviços na área da saúde. O Governo aponta para uma pactuação que envolve todos, isso é bom. Inclusive se comprometendo no auxílio financeiro juntamente com o Ministério da Saúde. A discussão surgiu em um bom momento e acreditamos que, antes do fim do ano, teremos um plano concreto”, disse o presidente da Federação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *