Profissionais de saúde recebem treinamento para atuarem na Campanha Nacional de Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação teve início na última segunda-feira (11), e segue até o dia 22 de setembro. Em Caxias, profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) passaram por um treinamento, uma semana antes do começo dos trabalhos, no auditório da Prefeitura de Caxias.

No calendário de vacinação, para crianças e adolescentes, são 16 vacinas disponíveis na rede que imunizam contra mais de 20 doenças, dentre as vacinas estão: BCG, HEPETITE-B-, PENTAVALENTE, MININGO E PNEUMO. Alguns Estados do país ficaram sem o abastecimento da ROTAVÍRUS pelo recolhimento dos lotes por parte do Ministério da Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Fernanda Batista, destacou a relevância do treinamento com os profissionais da saúde para o sucesso da Campanha.

“Neste treinamento nós apresentamos aos profissionais das UBS’s o calendário atualizado e as cadernetas e mudanças na vacinação, como por exemplo, a da MENINGO, disponível agora para os adolescentes de 11 a 13 anos; a HPV, que passou a ser feita nos meninos e a PNEUMO e MENINGO que vão até os menores de 5 anos, além de HEPATITE, VARICELA e a TETRAVIRAL”, explicou a coordenadora.

Na oportunidade foi explicada a mudança feita por meio de nota técnica pelo Ministério da Saúde, que saiu no início de agosto. O documento trata do esquema da vacina antirrábica, que deixou de ser feita em 05 doses passando para apenas 04.

A Enfermeira da UBS no Bairro Nova Caxias, Marilene Silva, disse que o treinamento é fundamental e as informações são importantes, pois fazem com que os profissionais da saúde estejam capacitados para repassar estas informações à sociedade.

Nyara Marques, enfermeira da UBS no Bairro Cohab, lembrou que o calendário de vacinação sofreu muitas modificações, e estas orientações repassadas pela coordenação de imunização deixa a equipe ciente das mudanças e, com isso, também evitar o desperdício de material.

O dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado, dia 16 de setembro, porém, não só no dia “D”, mas também durante todo o período de Campanha, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Confira a reportagem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *