Prefeito Fábio Gentil inaugurará sistema de abastecimento de água na zona rural

Trinta e duas famílias dos povoados Porção e Goiabeira, na zona rural de Caxias, serão beneficiadas com água potável dentro de casa. O sistema de abastecimento de água, implantado pelo Sistema Autônomo de Água e Esgoto –SAAE/Caxias, vai ser inaugurado neste sábado (12/08), a partir das 10h da manhã, com a presença do prefeito Fábio Gentil e demais autoridades do município.

Com cerca de 3.000m de extensão de rede, os dois sistemas de abastecimento de água contam com a estrutura de poço com um motor de 2,5 cv de potência, caixa d’água com capacidade de 15 mil litros, e um inversor de frequência que faz o monitoramento da tensão elétrica, diminuindo e aumentando a vazão da bomba que alimenta o poço.

 “O inversor de frequência é uma inovação aplicada no SAAE Caxias, que é pioneiro no Nordeste a investir nesse equipamento que monitora a qualidade da energia, além de gerar uma economia de 30% no consumo, tornando o sistema elétrico mais eficiente”, explica Ismael Santana, coordenador de manutenção do SAAE.

Essas obras são as primeiras, mais dez povoados estão com projetos em andamento e serão contemplados ainda este ano com o sistema de abastecimento de água. A preocupação do SAAE é levar água de qualidade e saúde para a população, tanto da zona urbana, quanto da zona rural de Caxias.

“É muito gratificante melhorar a vida dessas famílias que precisavam carregar água na cabeça para suprir as suas necessidades básicas, uma água sem tratamento. Agora, elas vão ter água potável dentro de casa. E o serviço não para com a inauguração da obra, o SAAE vai manter uma equipe para, semanalmente, fazer o monitoramento e controle da qualidade da água nas duas comunidades”, enfatiza o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, diretor do SAAE/Caxias.

Da Assessoria

Descrição da imagem Sem categoria | Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *