Prefeito de Afonso Cunha concede longa entrevista para emissora de rádio ligada a oposição

Prefeito de Afonso Cunha concede longa entrevista para emissora de rádio ligada a oposição

O prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar (PTB), concedeu entrevista na última sexta (30), à rádio local Estrela do Munim FM, para expor uma extensa pauta sobre questões relacionadas ao governo

A entrevista que teve ampla repercussão na cidade se deu em decorrência do programa “A Hora do Zé”, comandado pelo ex-secretário de Saúde Zé de Pinho ter uma linha editorial de oposição ao governo, mesmo assim o prefeito requereu participação para tirar dúvidas e expor o andamento de ações do governo a curto, médio e longo prazo. A entrevista ocorreu em tom totalmente amistoso e o apresentador enalteceu a civilidade política demonstrada com a presença do prefeito no programa.

Confira um resumo da entrevista:

ÁGUA NA ZONA URBANA

Sobre a questão relacionada ao sistema de abastecimento de água, o apresentador iniciou fazendo questionamentos sobre o setor e criticando a atuação da Caema.

O prefeito esclareceu que de fato a responsabilidade da água da zona urbana era da Caema, mas destacou que a Prefeitura se coloca como parceira. Ele admitiu que o sistema de fato ainda não opera 100%, onde o poço implantado no bairro São Francisco não opera em sua totalidade e que já protocolou na Funasa o pedido de análise da água e tomada de providências posteriores após o resultado.

ÁGUA NA ZONA RURAL

Em se tratando das atribuições do município na zona rural, o apresentador fez referências ao sistema do povoado São Francisco do Braga, que está sem funcionar por problemas da Cemar.

O prefeito esclareceu que tomou medidas administrativas para notificar o órgão, cujo problema vem de governos anteriores já que o transformador não consegue operar como deveria por questão de energia. Ele espera que a situação seja resolvida no prazo de 20 dias após a notificação da empresa, ocasionando medidas judiciais caso a situação não seja resolvida. Ele destacou o abastecimento de água do povoado vila Maria que está em pleno funcionamento, destacando os investimentos do governo no setor.

O apresentador também questionou sobre o início do abastecimento de água no povoado Capoeiras.

O prefeito explicou que o sistema implantado compete ao Governo do Estado que contrata a empresa através de processo licitatório e se responsabiliza pela execução e pagamentos. O prefeito disse que sua atuação em ações como essa se limitam a cobrar e ajudar na fiscalização. O prefeito acredita que o atraso se deve por problemas financeiros e que tão logo o orçamento seja abeto que os trabalhos de conclusão sejam retomados.

O apresentador também questionou os motivos da não operacionalização da bomba da localidade PC Moura.

O prefeito esclareceu que a situação é similar com o povoado Capoeiras, mas que a empresa não estava executando as obras cumprindo o cronograma. O governo municipal cobrou a mudança na execução e o Governo do Estado entendeu que a execução poderia ser executado pelo Município e que a obra teve o convênio assinado em julho e por motivos da legislação eleitoral houve uma parada mas que não houve ainda o primeiro pagamento da parte que foi executada.

EDUCAÇÃO – TRANSPORTE ESCOLAR

O apresentador falou de denúncias relacionadas a manutenção de ônibus escolares e questionou a situação do transporte escolar.

O prefeito admitiu que o transporte escolar é uma questão séria, principalmente em decorrência das estradas vicinais no período do inverno que ficam desgastadas de forma muito rápida. Ele disse que atualmente as prefeituras hoje não contam com convênios para melhorias de estradas vicinais como havia antigamente, mas que mesmo sem esse apoio a Prefeitura tem feito investimentos no setor.

Ele citou como exemplo de estradas beneficiadas a do povoado São Pedro, Tomaizão e Ingá, onde os problemas eram maiores. Para garantir o bom funcionamento desses ônibus o prefeito destacou que está sendo mantido na oficina 03 mecânicos, para cuidar da frota que realmente tem veículos com maior tempo de uso. Segundo o prefeito, esse problema deve ser minimizado, já que na semana passada já assinou contrato para a compra de 03 (três) novos ônibus escolares 0 km, sendo dois de 49 lugares e um de 33 lugares oriundos de recursos próprios da ordem de mais de R$ 600 mil reais. O prefeito acredita que até final de julho os ônibus já tenham chegado e que o retorno das aulas do segundo semestre os novos veículos já estejam em operação.

EDUCAÇÃO – MERENDA ESCOLAR

O apresentador relatou o caso de por dois dias durante a semana ter constatado que alunos da Escola Ateneu Duque Bacelar terem ficado sem merenda escolar e questionou os motivos do ocorrido.

O prefeito esclareceu que o caso não era pra está acontecendo, mas que já havia acontecido suspensão em um dou dois dias por atraso na entrega, mas que não havia por parte do Município nenhum problema nem na compra e nem nos pagamentos. Ele admitiu que cobraria da empresa que esforços fosse envidados no sentido de que a pontualidade na entrega fosse cumprida.

REFORMA DE ESCOLA – SÃO FRANCISCO DO BRAGA

O apresentador destacou a idéia do prefeito de instalar um consultório odontológico na escola do povoado que está em reforma, mas questionou o motivo do equipamento ainda não está em funcionamento.

Em sua fala, o prefeito destacou a inovação da idéia para execução do programa de Saúde Bucal e apoiar a comunidade. O prefeito explicou que por ser custeado com recursos próprios existem alguns contratempos, e que as ações vão acontecendo com olhar no financeiro. Ele admitiu que faltam questões relacionadas a estrutura física e que durante as férias do meio ano, ele acredita que o espaço deverá ter essa parte finalizada para entrar em funcionamento.

OBRA NO ESPAÇO DO ANTIGO TELECENTRO

O apresentador se mostrou curioso e cobrou do prefeito que obra estaria sendo executado nas dependências do antigo telecentro.

Em sua fala, o prefeito falou sobre reformas de escolas e investimentos na educação, mas que o aumento de quase 300 alunos gerou problemas em decorrência das escolas não com suas estruturas físicas preparadas para este crescimento.

Ele falou que o espaço está sendo adaptado e reformado para receber as crianças com deficiência que integram a Educação Especial com 4 salas de aulas climatizadas, banheiro adaptado, refeitório e uma área de lazer – todas custeadas com recursos próprios.

INVESTIMENTOS

Se mostrando admirado com o volume de investimentos feitos com recursos do tesouro municipal simultaneamente, o apresentado questionou o prefeito o segredo das realizações.

Em sua fala, o prefeito explicou que o segredo é separar as coisas: fazer política no período da política, e na outra da parte do tempo gastando forças para fazer gestão. Ele acredita que é isso que tem possibilitado fazer essas obras que estão beneficiando a cidade.

SAÚDE

O apresentador lembrou o prefeito da promessa das ambulâncias nos povoados pólos da zona rural e questionou o prefeito dos motivos dos veículos não estarem operando conforme o prometido.

Para explicar a questão, o prefeito explicou as limitações dos recursos da saúde em decorrência do deputado federal Victor Mendes, que vinha mantendo a saúde através do envio de suas emendas. Ele disse que o dinheiro disponibilizado foi para comprar três novas ambulâncias e garantir a recuperação de outras duas, totalizando seis veículos a disposição da população, além da manutenção da Casa de Apoio em São Luís. Ele se mostrou otimista com a busca de apoios que garantam o aumento nos recursos e consequentemente a manutenção dessas ambulâncias nos povoados conforme o que havia sido planejado por ele.

OBRAS

Durante a entrevista, o apresentador questionou ao prefeito a resolução do problema da ponte da rua Walmir Costa.

O prefeito explicou que tão logo assumiu fez uma intervenção na ponte que é de madeira e que um ano depois ela já estava cedendo novamente e que esse ano tomou-se a iniciativa de fazer nova intervenção e percebeu que os pilares estavam cedendo. O prefeito disse que ainda durante o ano problema deverá ser resolvido, mas que não será mais de madeira e está aguardando os recursos do Ministério do Turismo para serem liberados e anunciou que a próxima a prainha também receberá intervenção.

O apresentador perguntou ao prefeito a previsão de entrega da obra da praça da Comunidade que está em estágio adiantado.

Na sua fala o prefeito disse que a obra está com 98% concluída. Ele disse que a data da obra será uma surpresa que logo será entregue.

Com a entrega da reforma da praça da Comunidade, o apresentador questionou ao prefeito se havia algo planejado para as demais praças.

O prefeito disse que definiu a infraestrutura da cidade como prioridade e que numa de suas visitas a Brasília o prefeito viabilizou recursos da praça da Saudade (praça Alta), praça do Saber (praça do Farol). Ele também informou que viabilizou recursos para a urbanização da praça da Matriz cujos projetos deverão ser protocolados imediatamente na Caixa Econômica com recursos na ordem de mais de R$ 1 milhão de reais.

O apresentador também questionou o prefeito sobre as obras da Prainha, que tem despertado curiosidade de quem passa.

O prefeito disse que a obra tem duas etapas: I e II. Ele reclama que a obra precisa aguardar os pagamentos serem feitos e que isso acaba demorando um pouco o andamento dos trabalhos, mas se mostrou otimista e quer fazer a entrega dessa primeira etapa já no Festejo de Santa Luzia.

O apresentador também perguntou para o prefeito sobre o andamento da obra da Cozinha Comunitária.

Em sua fala, o prefeito explicou que o atraso na aprovação do projeto na Câmara atrasou o andamento da obra, mas que a liberação foi garantida e que a prefeitura já está executando os serviços de terraplanagem do terreno para que tão logo essa etapa seja finalizada o Governo do Estado possa iniciar a execução da outra etapa.

O apresentador também questionou o prefeito que obra estava sendo executada nas imediações da rua Zilmar Bacelar, onde ele já havia visto tratores trabalhando.

Tirando a dúvida, o prefeito explicou que lá trata da nova entrada da cidade, com recursos na ordem de mais de R$ 1 milhão de reais com a construção do portal que contempla até uma praça nas proximidades da UBS da Trizidela. Ele disse que o projeto também está em vias de ser protocolado para que as obras sejam iniciadas na sequência.

O apresentador disse que olhando o Portal da Transparência que identificou recursos para estradas vicinais e cobrou explicações sobre essa informação.

O prefeito explicou se tratar de recursos custeados pela Caixa Econômica e Ministério da Infraestrutura. Ele antecipou que já recebeu visita técnica mas que deverá fazer uma alteração na proposta por recomendação dessa vistoria e que a segunda etapa já está empenhada, mas falta assinar o projeto o que deverá ser feito nos próximos dias. Segundo ele, essa ação disponibilizará estradas de qualidade para os povoados.   

Na sua fala, o apresentador também repassou informação do leito cobrando as obras das unidades habitacionais que encontram-se paralisadas.

O prefeito esclareceu se tratar de um contrato muito antigo de 2011-2012 e que após assumir o governo as casas ainda estavam no baldrame, mas que ele conseguiu levantar as casas, cobrir e que algumas unidades já se encontram rebocadas e com a parte elétrica e hidráulica concluída. Acontece que com a mudança do Governo Federal o projeto foi cancelado sem aditivo de prazo. Para não deixar a obra adiantada inacabada, o prefeito entrou em contato com a executora que vai mandar uma vistoria e após isso uma ação articulada entre o Banco Família Paulista e a Prefeitura permitirá a conclusão da obra.

MUDANÇA PARTIDÁRIA

O apresentador questionou ao prefeito a confirmação de sua mudança partidária para o PDT, do senador Weverton Rocha – o mais votado do Município.

O prefeito lembrou seu segundo mandato na diretoria da Federação dos Municípios do Maranhão – Famem e lembrou da responsabilidade de se prefeito da cidade. Ele lembrou que ainda está no PTB, mas que deve realmente efetivar a mudança após uma conversa com o senador pedetista. Lembrou que solicitou do parlamentar um apoio no projeto de mudança da Avenida Antônio Bacelar cuja intervenção já foi iniciada. O prefeito também informou que será contratado para ser construído com recursos próprios uma quadra no povoado Capoeiras, que será iniciada na próxima semana.

ASFALTAMENTO

 Diante das cobranças de populares sobre o asfaltamento de ruas, o apresentador questionou o prefeito se havia algo planejado para essa área.

O prefeito disse que na reivindicação feita ao senador Weverton Rocha, está a inclusão de uma solicitação de 3km de asfalto para a cidade.

CONCURSO PÚBLICO

O apresentador questionou ao prefeito se havia no cronograma a disponibilidade para a realização de um novo Concurso Público.

Em sua fala o prefeito disse que esse ano não será possível, mas que no próximo ano o Município deve realizar um novo certame.

FESTA DAS MÃES

O apresentador também questionou de onde vinha os recursos para o financiamento da Festa das Mães.

Em resposta, o prefeito declarou a importância da importância da data foi realizada em parceria através da figura pessoal do Arquimedes Bacelar na compra dos presentes e a Prefeitura entra com o lanche e as apresentações culturais. O prefeito defendeu o papel da rádio e que agora ele estava na rádio dando as explicações que haviam lhe sido questionadas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em suas consideração, o prefeito Arquimedes Bacelar agradeceu a presença no programa, dialogando, expondo as ações do seu governo e aproveitar para cumprimentar a todos os habitantes da cidade. Ele reforçou a idéia de que o trabalho do seu governo é para toda a cidade, sem politicagem e colocando em primeiro lugar os benefícios para a população.

Deixe uma resposta