Pioneirismo de César Pires na Uema é reconhecido…

Numa sessão solene marcada pela emoção, a Assembleia Legislativa comemorou quinta-feira (23) os 20 anos de educação à distância da Universidade Estadual do Maranhão. A homenagem foi proposta pelo deputado César Pires, que como reitor iniciou essa nova modalidade de ensino naquela instituição, possibilitando a formação de mais de 50 mil pessoas.

“Tenho muito orgulho de ser professor, e mais ainda de ter sido reitor da Uema, e estabelecido as bases para que aquela universidade iniciasse a sua evolução em diversos aspectos. Me orgulho de ter implantado o Núcleo de Educação à Distância, que se transformou em um poderoso instrumento de inclusão de pessoas pelo conhecimento”, declarou César Pires, lembrando que a Uema foi a primeira do Nordeste e a 8ª universidade pública a oferecer educação à distância.

Atualmente transformada em UemaNet, a educação à distância da UEMA oferece cursos em todas as áreas de conhecimento , já formou mais de 50 mil alunos, em nível médio, tecnológico e superior, além de ter mais de 200 mil inscritos, de 45 países, nos 27 cursos abertos.

“Muitos que não tinham acesso a uma sala de aula puderam ter esperança em uma vida melhor, passaram a ter condições de competir no mercado de trabalho ou de contribuir com o desenvolvimento do nosso estado”, disse a professora Ilka Maria, coordenadora geral do UemaNet.

Em seu discurso, o reitor Gustavo Costa ressaltou que César Pires foi protagonista dessa história e seu pioneirismo ficará para sempre registrado na história da Uema.

“A implantação do ensino à distância naquela época era uma iniciativa impensável, mas que resultou em duas décadas de trabalho irretocável”, enfatizou o reitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *