Obras da Praça Luís Marelim avançam, trânsito é modificado e Fábio Gentil garante aptidão turística do local

Os usuários do trânsito no entorno da Praça Dom Luís Marelim (a Praça da Chapada), no Centro de Caxias contam com novidades desde o início da manhã da última terça-feira (08). Devido aos trabalhos de construção de um novo e moderno espaço público, as duas vias que passavam por dentro da praça foram interditadas e vão se transformar em parte da praça.

Os condutores de veículos que se deslocam no sentido Centro-Ípem ou Ípem Centro, agora devem contornar a praça, utilizando as ruas que foram alargadas no entorno. Agentes de trânsito foram posicionados no local no primeiro dia para evitar transtornos e permitir a fluidez do trânsito. Semáforos novos também foram instalados para orientar os condutores e pedestres que a partir de agora vão contar com as seguintes opções: (1) os condutores que fizerem o trajeto pela Avenida Central no sentido Refinaria-Centro, podem seguir em frente para o Centro da cidade, ou dobrar à direita para o Ípem, contornando a Praça da Chapada, passando em frente ao Cemitério de São Benedito até a Avenida Santos Dumont; (2) o condutor que também seguir pela Avenida Central no sentido Centro-Refinaria, pode seguir em frente para Refinaria, pode dobrar à direita na Rua da Tangerina, sentido Ginásio de Esportes, ou ainda, contornar a Praça da Chapada à esquerda, passando em frente ao Cemitério da São Benedito até a Avenida Santos Dumont; (3) já o condutor que trafega no sentido Ipem – Centro, pela Avenida Santos Dumont, vai contornar a Praça da Chapada pela direita dele, até chegar ao Semáforo na Avenida Central, de onde pode seguir para o Centro da Cidade ou para a Refinaria, como explicou o secretário adjunto de transportes, Alberto Simão.

Em primeiro lugar nós temos que agradecer à população e parabenizar ao prefeito pela realização desta grande obra que é a Praça da Chapada. Queremos pedir a compreensão de todos, porque toda mudança causa um pouco de desconforto, mas nós estamos aqui com os agentes de trânsito para que façam as orientações necessárias, para dá maior acessibilidade ao contorno. A Praça da Chapada está se transformando em um grande contorno. Essas duas vias estão sendo retiradas porque elas farão parte da praça, por isso os condutores têm de contornar a praça. Quem vai aqui do Centro entra na Sorveteria Maná, passa em frente ao Cemitério e segue pela Avenida Santos Dumont. E quando você vem no sentido Ípem-Centro, você vai usar sempre a lateral. Os agentes vão estar aqui até os sinais estarem funcionando”,disse Alberto Simão (Betinho), secretário adjunto de Transportes.

Condutores que estiveram no local reconhecem a importância do trabalho que está sendo executado, pois vai transformar a Praça Dom Luis Marelim em grande ponto turístico.

“Para mim não foi complicado entender a mudança. Eles estão fazendo tipo uma rotatória. Sendo que vai ser bem sinalizado, não vai ter nenhuma complicação para a gente que trabalha no trânsito. Esse desconforto faz parte. Para vir a melhoria tem que ter alguma coisa, tem que fazer alguma mudança”, disse Valteam Barbosa, motorista.

“Há quatro anos que eu vim de Brasília para morar em Caxias. Eu passava aqui e essa praça era abandonada pelo governante passado, e hoje é um orgulho para nós cidadãos caxienses passarmos aqui e ver que o prefeito está cumprindo o que prometeu. O prefeito está de parabéns por fazer”, lembrou Eduardo Brito, motociclista.

Mais de R$ 2 milhões e 800 mil reais estão sendo investidos na execução da obra e aquisição dos equipamentos. Além da urbanização, será instalada uma fonte luminosa musical para os visitantes, afirma o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, que esteve no local acompanhando de perto as mudanças e conversando com os usuários do trânsito na companhia do Secretário de Infraestrutura Murilo Novais.

“O que a gente pede para a população é compreensão, porque toda mudança, todo progresso causa certo transtorno, mas nós estamos aqui, ouvindo todo mundo para que o transtorno seja o menor possível”, conclamou Murilo Novais, Secretário de Infraestrutura.

“A gente está analisando a obra de perto, tanto como prefeito, quanto como engenheiro para que possa dá fluxo ao trânsito. Hoje há um pequeno transtorno até que a gente possa regularizar a questão dos semáforos. O povo terá uma nova opção, porque essa reforma e ampliação da Praça da Chapada é para melhorar a cidade e o fluxo de veículos nesta área. Nós vemos as pessoas agradecendo porque nenhum prefeito no passado trabalhou a Praça da Chapada. Nós vamos ampliar, melhorar, qualificar e entregar a Praça da Chapada como um ponto turístico para Caxias. Vamos colocar aqui uma fonte luminosa interativa e musical, onde as crianças poderão usufruir, banhar, brincar e se divertir. Nós vamos proporcionar o que tem de melhor no mercado e trazer para Caxias”, explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *