Inova Jovem tem metodologia desenvolvida para quem empreende por necessidade

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil 2017 trouxe à tona dados alarmantes sobre a realidade dos jovens negros, moradores de periferias e municípios vulneráveis. O relatório traz dados como mortalidade por homicídios, de mortalidade por acidentes de trânsito, de frequência à escola e situação de emprego, de pobreza e de desigualdade, além de analisar a situação de vulnerabilidade para as 27 unidades da federação com base nos mesmos indicadores utilizados no município. Além disso, acrescenta o componente de desigualdade racial (risco de um jovem negro ser morto em relação ao mesmo risco para um jovem branco).

Diante destes dados, a Secretaria Nacional de Juventude, desenvolveu, dentro do programa Juventude Viva — de enfrentamento à violência contra a juventude negra, o projeto Inova Jovem. A iniciativa tem como objetivo incentivar o empreendedorismo e a inovação entre os jovens de comunidades vulneráveis. Com isso, espera-se gerar renda e autonomia para a juventude mais afetada pela falta de emprego, educação e mais exposta à violência.

Mas como funciona o projeto?

O consultor do Inova Jovem Vinícius Mendes Lima, explica que a ação consiste em um curso de curta duração, no qual os jovens poderão desenvolver, na prática, todo um plano de negócios, além de contar com uma mentoria pós-curso, denominado período de incubação. “O curso é baseado na metodologia By Necessity, que desenvolvi com foco no pequeno e médio empreendedor. Ela é acessível e leva em conta as limitações que frequentemente são impostas àqueles que empreendem por necessidade, como a falta de tempo, ausência de investimento inicial e de conhecimentos teóricos sobre marketing e administração, assim como a necessidade de retorno financeiro imediato”, afirma.

Entenda:

Etapa 01: Curso Presencial

O curso presencial disponibilizará dez módulos totalmente presenciais que abrangem desde o planejamento até a execução das ações que serão estabelecidas ao longo da elaboração do plano de negócios.

• Carga Horária: 30 horas
São cinco encontros com duração de seis horas cada;
• Horários: turnos matutino e vespertino;
• Quantidade de vagas por turma: 20 vagas;

Etapa 02: Incubação

Os aprovados ingressarão no período de incubação, onde serão acompanhados e instruídos por profissionais específicos, ao longo de 90 dias.

Para que o aluno não desista do negócio, diante dos primeiros obstáculos, serão utilizadas as ferramentas mais adequadas a cada realidade. Assim, o acompanhamento do negócio ocorrerá através de mentoria e serviços de apoio.

Mentoria

Objetiva encontrar soluções, em conjunto com o aluno, para cada entrave que possa se apresentar.

Inicia um dia após a formação inicial e ocorre durante os 90 dias de Incubação, através de acompanhamento in loco e gestão remota – call center.

Acompanhamento in loco

Com o acompanhamento in loco, de 30 em 30 dias, aos sábados, será realizado por um consultor da empresa, administrador habilitado junto ao CRA de sua região, e fará encontros de 4h por turma de 20 alunos.

Assim, em um dia, atenderá dois grupos de 20 alunos, totalizando 8h ao total para um grupo de 40 alunos. As dúvidas serão esclarecidas, serão efetuadas visitas aos estabelecimentos e será oferecido reforço em controle financeiro, organização de processos, fluxos, comunicação,
divulgação e soluções de obstáculos.

Gestão remota ou call center

Pela gestão remota ou call center dedicado, serão utilizadas ferramentas de comunicação, como redes sociais e telefone 0800, para esclarecimento de dúvidas, orientação e monitoramento semanal. O call center funcionará de segunda a sexta, por 12 (doze) horas, de 08:00h às 20:00h.

Serviços de Apoio

Os serviços de apoio complementam ou aperfeiçoam as etapas alcançadas. São eles:

• Plataforma online 24 horas
A Plataforma online é composta pelo seguinte conteúdo:

• Vídeo aulas sobre todos os módulos do Curso;
• Material de Apoio e ferramentas online para impressão;
• Suporte online 12 horas por dia, de segunda a sexta,
através de chat;
• Suporte online para criação de sites;
• Suporte online para criação e gestão de redes sociais.
• E-mail marketing semanal com dicas sobre micro e pequenos
negócios
• Banco de fornecedores e parceiros, que atendem em todo o
território brasileiro, nas áreas de:

– Suporte contábil;
– Suporte jurídico;
– Agências de publicidade e propaganda;
– Empresas de uniformes profissionais;
– Lojas de computadores e periféricos;
– Designer gráfico;
– Lojas de móveis para escritório;
– Programas de e-mail marketing.

Etapa 03: Certificação

Todos os alunos serão certificados após a conclusão do Curso Presencial, obtendo ou não, o aproveitamento mínimo para a etapa de incubação. Após a incubação, os alunos receberão outra certificação: Empreendedor que gera renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *