Fábio Braga defende melhorias na agricultura familiar do Estado do Maranhão

466f8cb17a1b81cdb79f0ccd31c0e120

O deputado Fábio Braga (SD) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na terça-feira (7), para destacar que o governador Flávio Dino (PC do B) entregou, na segunda-feira (6), no Palácio Henrique de La Rocque, uma série de veículos às prefeituras dos municípios, para melhorar e potencializar, ainda mais, a agricultura familiar no Maranhão.

Em seu discurso, o deputado Fábio Braga ressaltou que a agricultura familiar gera e aumenta a quantidade de empregos, especialmente nos municípios onde cerca de um terço da população depende dessa atividade, que interfere, sensivelmente, na questão da renda para o povo do Estado do Maranhão.

Para Fábio Braga, a agricultura familiar tem evoluído nos últimos anos, principalmente porque o Governo Federal desenvolveu várias políticas públicas de apoio ao pequeno produtor, com destaque para o Pronaf, que tem destinado financiamento para a cadeia produtiva, a fim melhorar, cada vez mais, essa atividade.

Fábio Braga reconheceu que, nos últimos anos, a agricultura familiar do Maranhão tem sido privilegiada com vários recursos, mas ainda carece de muitos incentivos. “Hoje, temos uma dependência muito grande com o Piauí, o Ceará e o Tocantins, pois a maioria dos produtos hortifrutigranjeiros, consumidos no Maranhão, são importados desses estados”, lamenta.

TRABALHO CONJUNTO

No pronunciamento, Fábio Braga disse que, nos últimos anos, a agricultura familiar tem sido muito valorizada. “O governador tem consciência de que precisa apoiar a comercialização e a distribuição dos produtos e melhorar a cadeia produtiva, que envolve também a assistência técnica aos municípios, na elaboração, avaliação e execução de projetos”, afirmou.

Na análise do deputado Fábio Braga, a Secretaria de Estado da Agricultura (Sagrima) e os demais órgãos vinculados a essa importante pasta, como a AGERP, têm apresentado várias ações já desenvolvidas e outras em andamento, dentro das metas do Governo do Estado de reduzir as desigualdades sociais no Maranhão.

Na ocasião, Fábio Braga observou que nos últimos anos houve a distribuição de tratores e materiais para auxiliar os agricultores nas novas técnicas, porém, é preciso envolver também as universidades, a Embrapa, o Sebrae, os IFMAs para melhorar a capacitação e a assistência técnica na agricultura.

Concluindo, Fábio Braga pediu união para melhorar o setor, no Estado do Maranhão, que cresceu bastante na produção de grãos, mas precisa alcançar esse mesmo patamar de expansão na agricultura familiar. “Todos, como a Fetaema e a Semapa, devem participar com ações concretas para encontrarmos saídas e alternativas e aumentar a produção no Maranhão”, apelou.

Da Assessoria

Mas tu enxergas o sofrimento e a dor; observa-os para tomá-los em tuas mãos. A vítima deles entrega-se a ti; tu és o protetor do órfão. Salmos 10:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *