Escolas municipais de Timon aplicam Provinha Brasil com alunos de ensino fundamental

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A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está em processo de aplicação da segunda etapa da Provinha Brasil, do Governo Federal. A primeira etapa aconteceu em abril de 2014. O principal objetivo da aplicação das provas é avaliar o nível de alfabetização dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como oferecer aos professores e às redes de ensinos um resultado dessa alfabetização, evitando, assim, o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Seguindo o cronograma da segunda etapa das provas enviadas pelo Ministério da Educação (MEC), as escolas de Timon têm o período de 18 a 24 de novembro para aplicar as provas com os alunos. Cada escola deverá reservar dois dias para aplicação: no 1º dia, a prova de leitura; e no 2º dia, a prova de matemática. De acordo a coordenadora de ensino da Semed, Ceres Noleto, esse é um mecanismo muito valioso de avaliação da aprendizagem dos alunos e é possível, através dos resultados, observar cada realidade escolar e saber as possíveis dificuldades existentes. “Temos uma preocupação e um cuidado especial com isso, porque temos uma meta a seguir em Timon, que é a de educar as crianças na idade e série certa”, comenta Ceres.

A coordenadora do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), Rosilene Santos, comenta que o trabalho é realizado de forma constante junto às escolas e aos professores, para que os alunos possam ter as condições necessárias de alfabetização da forma mais correta. A responsável pela aplicação das provas em Timon, Francisca Lima, diz que “depois de aplicadas as provas, os resultados darão um diagnóstico da real situação do processo de ensino e aprendizagem nas séries\anos iniciais e, a partir disso, será possível direcionarmos atividades de intervenção nessas escolas”.

“São diversos fatores que vão interferir nesse processo. A qualidade dos ambientes escolares, a capacitação de professores, merenda escolar de qualidade e apoio constante de nossa equipe técnica irão refletir na qualidade do ensino e, consequentemente, na avaliação desse ensino com nossos alunos”, comenta Dinair Veloso, secretária de Educação de Timon.

Provinha Brasil
Aplicada duas vezes por ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso, que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.

Composta pelos testes de Língua Portuguesa e de Matemática, a Provinha Brasil permite que professores e gestores obtenham mais informações que auxiliem o monitoramento e na avaliação dos processos de desenvolvimento da alfabetização e letramento inicial e das habilidades iniciais em matemática, oferecidos nas escolas públicas brasileiras, mais especificamente, a aquisição de habilidades de Leitura e de Matemática.

Da Assessoria

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