Em parceria com o Governo do Estado, Arquimedes garante 200 kits sanitários para Afonso Cunha

Arquimedes observa a assinatura da ordem de serviço feita pelo governador Flávio Dino

O prefeito de Afonso Cunha Arquimedes Bacelar esteve ontem (28), no Palácio dos Leões para participar da assinatura da ordem de serviço para a implantação de kits sanitários no município, como parte das ações do Programa Mais IDH.

Os kits são compostos por banheiro, lavanderia, caixa d’água, fosse séptica e sumidouros. A construção terá chuveiro, vaso sanitário, revestimento cerâmico para pisos, paredes e pia. Ao todo, o Governo do Estado investirá R$ 60 milhões para a construção de seis mil kits sanitários – 200 para cada município. Nesta primeira etapa, serão instalados mil equipamentos em 18 cidades.

“Esse é um programa importante que dignifica pela sua importância de levar saúde para quem dela precisa. É uma ação importante e que Afonso Cunha agradece por mais essa parceria estabelecida com o governador Flávio Dino”, disse o prefeito.

O programa Kits Sanitários é uma ação do Governo do Estado com fins a diminuir o déficit de banheiros ou sanitários de uso exclusivo nas residências maranhenses. Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais divulgados em 2015 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Maranhão, 83,6% das residências não possuem banheiros ou sanitários de uso exclusivo. O estado fica atrás somente do Piauí, com 85,8%.

As famílias que receberão os kits serão escolhidas por meio de processos seletivos a serem realizados pelas prefeituras municipais, obedecendo aos seguintes critérios: estarem cadastradas no CadÚnico; possuírem crianças com idade entre 0 e 6 anos; residirem nas sedes dos municípios; e não possuírem banheiros com vasos sanitários ou chuveiros.

Com contribuição do Portal do Governo do Maranhão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *