Chapadinha sai de 07 bairros em alerta para apenas 01, diz Relatório sobre Infestação de Dengue

A Secretaria de Saúde através do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgou o balanço do Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti – LIRA.

Os bairros Centro, Terras Duras, Aldeia, Res. Moises Amorim, Vila Isamara, Tigela, Novo, Campo Velho, Mutirão, Idalina Mendes, res. Tropical, Aprecida, Cohab, res. José Almeida e Japão obtiveram índices satisfatórios.

Vila Liberdade, Corrente, Boa Vista, Rec. dos Pássaros, Areal, Cruz, Vila Nota 10, Caterpilla e São José devem dobrar a atenção pois o nível é de alerta.

Já no bairro Novo Castelo a população deve se mobilizar para eliminação de focos, pois nesses bairros é grande o risco de contaminação e surto de dengues graças a presença de larvas do mosquito.

“Avaliamos de forma positiva esse último relatório do ano pois saímos de 07 (sete) municípios em alerta para apenas 01 (um). Isso é resultado de uma mobilização das equipes da saúde nos bairros”, alertou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Valnice Meneses.

O LIRA um instrumento fundamental para o controle do aedes aegypti desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *