Caravana do ID Jovem percorre região central do Maranhão

A Caravana do ID Jovem percorreu nesta quinta-feira (27/07) a região central do Maranhão, passando pelos municípios de Bacabeira e Rosário. O lançamento nessas cidades contou com a presença do secretário nacional de Juventude, Assis Filho, e do secretário-adjunto de Juventude do Maranhão, Paulo Romão, num esforço conjunto dos governos federal, estadual e municipal de fazer a divulgação do programa pelo interior do estado. Rosário tem 9.029 jovens inscritos no Cadastro Único aptos a emitir a ID Jovem e Bacabeira, 3.084. A cerimônia em Bacabeira contou com a presença do deputado estadual Roberto Costa (PMDB) e, em Rosário, do deputado federal João Marcelo (PMDB), entre outras autoridades.

O deputado João Marcelo ressaltou os benefícios do programa e disse que “nossa intenção é disseminar o programa rapidamente em todo o Maranhão”. O programa garante o acesso dos jovens de 15 a 29 anos – pertencentes a famílias com renda familiar de até dois salários mínimos – à cultura e à mobilidade urbana ao dar direito à meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos e a duas passagens interestaduais gratuitas.

O secretário nacional de Juventude lembrou que os detentores do ID Jovem estão isentos do pagamento da taxa de inscrição do ENEM e que há um projeto de lei na Câmara dos Deputados para isentá-los da taxa de inscrição em concursos. “Com a ID Jovem, os jovens maranhenses podem fazer prova do ENEM e prestar vestibular, fazer tratamento médico e visitar parentes em outras cidades”, afirmou Assis. O secretário disse que em todo o estado do Maranhão há mais de um milhão de jovens que podem ser beneficiados pelo programa. “Vamos efetivar de fato as conquistas da juventude garantidas pelo Estatuto da Juventude”.

O coordenador municipal de Juventude de Bacabeira, Ian Mendes, comemorou a chegada do programa ao município. Os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) farão a divulgação do programa na cidade. Paula Passos, superintendente de Juventude Rosário considerou o momento muito especial para a juventude do município. “O ID Jovem permite aos nossos jovens sonhar e realizar. Quem sonhou em conhecer outro estado, estudar em outro estado, agora pode”, destacou Paula. A prefeita Irlahi Linhares Moraes declarou que “com certeza o ID Jovem vai melhorar a condição de vida dos jovens de Rosário”.

O secretário-adjunto de Juventude do Maranhão, Paulo Romão, afirmou que o aplicativo ID Jovem dá acesso “a uma janela de oportunidades, cultura, lazer, esportes e mobilidade. Estamos unindo forças, governos federal, estadual e municipal para ampliar os direitos da juventude”, disse o secretário-adjunto. Um total de 1.081.202 de jovens de 15 a 29 anos estão aptos a receber o beneficio no Maranhão.

O Maranhão criou, por meio da assinatura de portaria, o Comitê Estadual de Acompanhamento e Fiscalização do Programa Identidade Jovem (CEAF-ID Jovem). O Comitê é formado pelos seguintes órgãos: Ministério Público, Procon, Secretarias de Estado da Juventude e dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e visa garantir que os direitos previstos pelo programa, sejam, de fato, garantidos pelas empresas de transporte e responsáveis pelos eventos culturais e esportivos.

Texto: Ascom/SNJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *