Boa idéia: Prefeitura do MA recicla pneus para eliminar criadouros do Aedes Aegypti

O número de casos de dengue aumentou 130% em duas semanas e ultrapassa 200 registros por hora no país, segundo balança do Ministério da Saúde. Considerando os dados até 6 de fevereiro, foram notificados 170.103 casos da doença no Brasil, ante os 73.872 registros do balanço fechado em 23 de janeiro.

pneus

Em relação ao ano passado – que teve recorde histórico de notificações – também houve aumento no número de registros: foram 116.452 no mesmo período. No primeiro boletim oficial do ano, havia o registro de 2 casos por minuto, 120 por hora. Três semanas depois, esse número já supera 3 por minuto. O número de mortes, no entanto, caiu. Entre 3 de janeiro e 6 de fevereiro, foram 9. No mesmo período de 2015, houve 103.

Como já se sabe, o Aedes Aegypti é o mosquito transmissor de doenças como dengue, vírus Zika e febre chikungunya. Nesse período de altas temperaturas, a reprodução do mosquito é acelerada. Por isso, as autoridades médicas alertam a população para que não “baixe a guarda” e intensifique o combate aos criadouros do Aedes, incluindo o descarte correto de resíduos, especialmente de materiais que possam armazenar água, como pneus.

Tendo em vista a oportunidade de somar esforços a essa luta de todos os brasileiros, e ainda proporcionar um ambiente de lazer para a comunidade, a Prefeitura de Urbano Santos lançou mão de um projeto de reciclagem de pneus e transformou-os em peças de paisagismo do Parque Municipal da cidade, área destinada à realização de várias atividades recreativas e esportivas.

pneus2

“Cerca de 450 pneus serviram de matéria-prima para a construção de diversos canteiros ou para a confecção de peças decorativas para o Parque Municipal. A Prefeitura organizou diversas oficinas de reciclagem com artesãos que ensinaram a própria comunidade a produzir as peças”, explica o secretário de Cultura Wilson Souza.

O projeto foi realizado por meio das secretarias municipais de Cultura e de Meio Ambiente.  O Parque Municipal não teve o nome oficial divulgado porque será uma surpresa para a comunidade, revelado apenas no dia da inauguração, que está prevista para ocorrer no final do mês de março.

Do Blog do Gilberto Leda

Deixe uma resposta